Bombeiro civil: confira as principais funções dessa profissão

Geralmente, as pessoas só lembram dos bombeiros na hora do acidente ou do incêndio. Entretanto, trabalhar como bombeiro vai muito além disso.

Bem antes dos acidentes acontecerem, o bombeiro civil já está trabalhando para a segurança e proteção de bens materiais e de pessoas.

Descubra neste artigo mais informações sobre essa profissão tão especial e o que é preciso para exercê-la.

A profissão de bombeiro civil

A profissão do bombeiro civil é regulamentada pela lei 11.901/09 em âmbito nacional, e ainda existem algumas leis estaduais e municipais.

A procura por esse profissional tem aumentado, talvez pela falta de corporações militares em algumas cidades, ou pela  necessidade de se ter uma resposta imediata em caso de sinistros, ou ainda pela criação de leis que passaram a exigir a presença de bombeiros em alguns recintos e eventos.

Os locais de trabalho

O bombeiro civil pode ser contratado para trabalhar em um lugar fixo, que pode ser shopping centers, indústrias, condomínios residenciais ou empresariais, lojas, universidades e outros.

Ele pode ainda ser contratado como trabalhador temporário para atuar em shows ou eventos esportivos, já que é obrigatória a presença desses profissionais nesses locais para que se consiga o alvará de funcionamento, seguindo todas as normas previstas.

As funções

Sua função é prevenir acidentes e atuar em atendimentos a situações de emergência.

Esse profissional é responsável por:

• realizar inspeção nos equipamentos de segurança;
  • avaliar riscos;
  • implementar planos de combate a incêndio e planos de evasão;
  • fazer resgates na água, na terra ou em altura;
  • aplicar os procedimentos de atendimento pré-hospitalar;
  • treinar equipes para atuarem junto com ele em caso de emergência.

O curso profissionalizante

O mercado de trabalho exige, cada vez mais, que os trabalhadores sejam qualificados na área em que trabalham.

E para poder exercer essa profissão, não é diferente. O interessado deverá fazer um curso profissionalizante de bombeiro civil, que tem duração aproximada de três meses.

O curso abrange, entre outros assuntos:

• técnicas de salvamento;
  • primeiros socorros;
  • prevenção e combate a incêndio;
  • manejo de produtos perigosos;
  • uso de equipamentos de proteção e segurança;
  • legislação e normas da área.

O perfil do profissional

O perfil para se tornar um bombeiro civil é único, e seu principal requisito é sua vocação em cuidar do próximo.

A pessoa deve saber se comunicar e trabalhar em equipe, demonstrar segurança, coragem, autocontrole, agilidade, força, racionalidade e, acima de tudo, ser capaz de manter a calma mesmo em situações de grande estresse.

O profissional deve ser determinado e estar sempre alerta, pois sua atuação poderá ser demandada a qualquer momento.

Como você viu, o bombeiro civil faz muito mais do que combater incêndios. Mesmo sem sequer notarmos, ele está trabalhando para nossa segurança e proteção.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa profissão, deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários e interaja com a gente!