Como escolher a profissão certa? Descubra agora!

Você já terminou ou está terminando o Ensino Médio e chegou a hora de decidir o seu futuro. Mas, como escolher a profissão certa? É melhor fazer um curso técnico ou uma graduação? São muitas as perguntas a responder.

Caso ainda não tenha certeza sobre o que fazer, não se desespere. Você não está sozinho! Foi pensando em ajudá-lo a escolher a sua profissão que criamos este post. A seguir, confira algumas dicas valiosas para orientá-lo nessa importante escolha:

Por que dar uma atenção especial a essa decisão?

Algumas pessoas começam um determinado curso e, com o passar do tempo, percebem que não é bem aquilo que elas queriam. Muitas, inclusive, desistem de estudar ou trocam de curso.

Não que isso não possa acontecer — especialmente quando você não está satisfeito com aquilo que estuda. Entretanto, avaliando melhor as possibilidades antes de começar, é possível evitar esse processo.

Escolher a alternativa mais apropriada, então, o livrará de futuros arrependimentos, como perda de tempo e de investimento financeiro. Abaixo, descubra o que fazer para tomar a melhor decisão!

Como escolher a profissão certa?

Para nos tornarmos profissionais bem-sucedidos é essencial fazermos algo que nos dê prazer e satisfação. Então, veja as seguintes dicas:

Faça uma autoavaliação

O primeiro passo de sua nova caminhada é o autoconhecimento. Elabore uma lista das coisas que você gosta de fazer e estudar. Pode parecer sem importância, mas isso o ajudará a traçar um perfil sobre seus interesses e a eliminar algumas opções de profissões.

Realize um teste vocacional

Esse tipo de teste colabora para o direcionamento profissional dentro de tantas possibilidades existentes no mercado. Faça algum teste online ou procure a ajuda de um psicólogo.

Informe-se

Visite universidades (ou acesse seus sites) e conheça a grade curricular dos cursos que forem do seu interesse. Assim, você conhecerá as matérias que precisará estudar.

Procure informações sobre o mercado de trabalho para a área de atuação de seu interesse. Como é a empregabilidade e a média dos salários? No entanto, não se atenha somente aos aspectos financeiros. De nada adianta ganhar um excelente salário e ir trabalhar infeliz todos os dias.

Verifique também se existem oportunidades de estudo e futuro emprego em sua cidade ou se é interessante se mudar. Caso seja solteiro, isso não tem tanta importância, mas, se já tem uma família, uma mudança afetará a vida de todos. Essa é uma possibilidade real?

Por fim, entreviste pessoas que já atuam na área. O que fazem exatamente esses profissionais? Se possível, passe algum tempo com eles vivenciando o cotidiano da profissão.

Siga sua intuição

Ouvir os conselhos de outras pessoas é, quase sempre, muito bom. Contudo, não deixe que isso se sobreponha à escolha feita por você. Lembre-se de que é o seu futuro que está sendo decidido, por isso, acima de tudo, considere sua própria opinião.

Escolha com calma

Procure não deixar a escolha de sua profissão para o dia em que for fazer a inscrição no vestibular. Como vimos acima, existem vários aspectos a serem considerados, portanto, tome essa decisão com antecedência e calma.

Lembre-se de que não há punição por querer mudar de opinião! Muitos profissionais que já têm uma carreira há algum tempo decidem “dar uma virada” e encontram a realização profissional em uma área completamente diferente.

Apesar de existirem algumas dicas sobre como escolher a profissão certa, isso não quer dizer que será tudo absolutamente perfeito. Permita-se mudar de ideia.

Você está passando por esse momento em sua vida? Tem outras dicas para ajudar na escolha da profissão mais adequada? Então, deixe seu comentário aqui no post!