Como melhorar o meu currículo? Confira nossas dicas!

Para ampliar as oportunidades de ter um emprego e um salário melhor, muitas vezes o segredo está no currículo. Isso mesmo! Ele funciona como o seu cartão de visitas, e precisa ter, além de conteúdo, uma boa apresentação. Mas, se você é jovem e ainda não tem muitas qualificações profissionais, deve estar se perguntando: como melhorar o currículo?

Bem, existem várias maneiras de torná-lo um diferencial para o mercado. Para isso, você não precisa — e nem deve — mentir ou “encher linguiça”. Com as dicas que separamos a seguir, você vai ficar mais perto daquela vaga tão desejada. Confira!

Prepare uma boa formatação

Em primeiro lugar, seu currículo deve ser fácil de ler. Um documento mal formatado será o primeiro fator a causar desinteresse no recrutador, levando-o até mesmo a desistir de ler o currículo.

Por isso, ele deve ser conciso, com informações diretas e objetivas — duas páginas, no máximo, são suficientes. Mantenha-o sempre atualizado e organize as experiências em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga.

Lembre-se de que uma boa revisão ao final também é imprescindível. Isso evita que errinhos de português ou de digitação passem despercebidos.

Coloque informações relevantes

O conteúdo do currículo deve ser relevante ao cargo e à sua profissão. Além disso, dados pessoais em excesso — como RG, CPF, filiação etc. — são desnecessários.

Logo no cabeçalho, você pode colocar seu nome completo, e-mail, telefone fixo e celular. Assim, seus dados ficam em destaque e a empresa conseguirá entrar em contato facilmente. Também é importante preencher um campo com o seu objetivo profissional. Isso demonstra foco e revela ao entrevistador o que você quer.

Valorize ainda as conquistas nas funções que já exerceu. Mas nada de contar longas histórias: seja breve e objetivo, destacando as atividades desempenhadas. A dica é descrever as habilidades que você desenvolveu no cargo e os resultados que entregou para a empresa.

Invista em cursos de qualificação profissional

As empresas valorizam bastante a formação e os cursos de qualificação, pois isso mostra que o candidato não está estagnado. Uma formação técnica, por exemplo, é uma ótima opção e traz enormes vantagens para o currículo.

Um curso técnico tem curta duração, exige baixo investimento e fornece qualificação profissional. Se você tem facilidade para cuidar de pessoas, pode investir em um curso de enfermagem, por exemplo.

Com uma especialidade, você mostra ao recrutador que tem um objetivo profissional e visa construir uma carreira. Isso garante empregabilidade futura, além de ser um diferencial bastante atrativo no currículo.

Faça trabalhos voluntários

O campo da experiência profissional pode ser o terror de muita gente, principalmente quando se é jovem, não é mesmo? Por isso, os trabalhos voluntários são uma excelente forma de melhorar o currículo.

A dica é unir sua paixão com os propósitos profissionais. Se você gosta de lidar com pessoas da terceira idade, por exemplo, voluntarie-se em um lar para idosos. Além de fazer o que gosta, você ganha experiência na área de atuação do seu interesse e incrementa o currículo de modo relevante.

Aliás, essa também é uma forma de ampliar sua rede de contatos, aumentando as chances de que seu currículo chegue às mãos certas.

Valorize sua formação extracurricular

Atualizar os conhecimentos e aperfeiçoar as habilidades é fundamental para entrar no mercado de trabalho. Por isso, cursos de idiomas, informática, workshops, seminários etc., deixam seu currículo muito mais interessante.

Aqui valem tanto os cursos formais quanto os informais. Aproveite o tempo que gasta no deslocamento casa-trabalho, por exemplo, para assistir a vídeoaulas de cursos online gratuitos.

Coloque no currículo o inglês ou o espanhol que aprendeu na escola, se tiver adquirido certa proficiência, mesmo que apenas em leitura. Ou ainda seus conhecimentos básicos em informática, mesmo que em nível de usuário.

Seguindo essas dicas, você vai se destacar e aumentar as chances de ser selecionado para uma vaga. Agora que já sabe como melhorar o currículo, não deixe de colocar em prática! Aproveite e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras informações sobre o assunto!