Empregabilidade: qual a importância da qualificação e como manter-se atualizado?

Hoje em dia não está fácil manter um emprego, ainda mais conseguir um emprego melhor. Você quer saber o que fazer para melhorar o seu currículo e, consequentemente, sua empregabilidade no mercado de trabalho?

Veja a seguir algumas dicas valiosas!

Entenda o momento atual

Estamos passando por um momento em que o mercado de trabalho está sofrendo constantes mudanças, por causa da crise, da globalização, da terceirização, das mudanças tecnológicas e de tantos outros motivos.

O ponto fundamental é que está cada vez mais concorrido e exigente. O profissional, por sua vez, precisa perceber que essas mudanças estão acontecendo e fazer o máximo possível para se adaptar.

Esse é, portanto, um momento de grandes oportunidades para aqueles profissionais que desejam se especializar ou mudar de área de trabalho. Nesse caso, um currículo atraente é o primeiro passo para demonstrar que você possui algum diferencial e, assim, convencer o recrutador de que você é ideal para a vaga.

Aumente sua empregabilidade

Atualmente, ter experiência de vários anos na mesma função e possuir formação universitária não é o bastante para garantir que você consiga um bom emprego. É muito importante que, entre outras coisas, o profissional de hoje seja qualificado, flexível, proativo, criativo, empreendedor e saiba trabalhar em equipe.

Para se tornar mais valioso e atraente para o mercado de trabalho, a capacitação faz toda a diferença. Por isso, nada melhor do que procurar por cursos de atualização que tragam novos conhecimentos. Investir na sua qualificação dará mais chances de crescer na área em que você atua ou deseja atuar.

Fazer um curso técnico é uma boa opção, já que ele proporciona não apenas um emprego, mas uma nova profissão. Os cursos técnicos ainda possuem a vantagem de custar menos e ter uma duração menor do que os cursos de graduação.

Se você gosta de cuidar de pessoas, por exemplo, existem várias opções de cursos que o ajudarão a conseguir uma melhor oportunidade de emprego. Defina os objetivos compatíveis com o seu perfil e quais são suas expectativas pessoais e profissionais e faça sua escolha.

Amplie suas possibilidades

Se você possui formação técnica ou graduação, procure uma especialização ou cursos complementares que interajam com o que você estudou, deixando seu currículo mais interessante. Dessa forma, você terá uma amplitude da sua área de atuação, possibilitando conseguir cargos melhores, ou poderá partir para áreas onde existam mais vagas de emprego.

Mas se você deseja mudar radicalmente de vida, não tenha medo e siga seu coração. Procure cursos de qualificação em alguma área que dará a você satisfação pessoal e realização profissional.

Muitos profissionais estão largando anos de carreira para se tornarem empreendedores. Nesse caso, além de cursos de qualificação, é necessário procurar apoio profissional na hora de escolher o ramo com o qual você pretende trabalhar para não se arrepender depois.

Agora que você sabe como é fundamental uma constante capacitação para melhorar sua empregabilidade e, assim, conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e também no Instagram!