Entrevista de emprego: descubra as 4 perguntas mais frequentes!

A entrevista de emprego é um processo que grande parte das pessoas precisa vivenciar e deixa a maioria insegura e ansiosa, o que pode atrapalhar o desempenho na hora da seleção.

Ser convidado para uma seletiva agendada significa que a empresa se interessou pelo currículo do candidato. É nessa hora que surge a oportunidade de se destacar dos concorrentes. Por isso, é preciso estar preparado!

Está de olho em um novo emprego? Então confira esse guia prático que elaboramos com as 4 perguntas mais frequentes feitas pelos recrutadores e como você deve se comportar na hora de respondê-las. Acompanhe!

Perguntas mais frequentes

Conheça as quatro perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego e veja qual a melhor resposta para cada uma delas:

1. Qual a sua pretensão salarial?

Quando não é pedido já no recrutamento do currículo, com certeza é questionado na entrevista de emprego.

Essa pergunta exige uma resposta equilibrada. O ideal é fazer uma pesquisa antecipada sobre a empresa, e sobre o cargo, para mencionar uma faixa salarial e nunca um valor exato.

Você deve aproveitar esse momento para questionar sobre os benefícios e plano de carreira, caso ainda não tenha sido explicado.

2. Por que saiu do seu último emprego?

Também na versão “por que quer sair do emprego atual?”, você jamais deve difamar o contratante. Nesse caso, é indicada uma resposta genérica como: “fui demitido pelo corte de funcionários” ou “a localização da empresa está dificultando minha rotina”.

Essa é a ocasião perfeita para que você demonstre ter uma boa relação com o patrão e com colegas de trabalho e mostrar a sua gratidão e lealdade à antiga empresa.

3. Quais seus pontos fortes e fracos?

Para a maioria das pessoas, é muito difícil falar sobre si mesmo, principalmente sobre as qualidades.

Aqui, você deve enaltecer as características positivas, principalmente as que você julgar ter relação com o cargo pretendido. Por exemplo, se a vaga é para trabalhar com a terceira idade e você é uma pessoa paciente, essa característica deve ser exaltada.

Sobre os pontos fracos, não minta sobre eles, mas deixe claro o que está fazendo para melhorar. Evite responder com aspectos a desenvolver que pareçam elogios, como o perfeccionismo. O entrevistador perceberá que você está fugindo da pergunta.

4. O que chamou a sua atenção nessa vaga?

Hora de enaltecer a empresa e deixar claro suas intenções para o futuro. A sinceridade também deve estar presente, afinal, por algum motivo você se candidatou para a vaga. Pesquise sobre a empresa, diga que se identifica com os valores e com o cargo oferecido.

Importância de ser sincero

Empresas experientes não estão procurando funcionários perfeitos, e os recrutadores que trabalham com seriedade sabem muito bem que os seres humanos têm defeitos. Além disso, eles estão preparados para fazer uma análise sobre você e, possivelmente, conseguem identificar o que não está encaixando na sua fala.

Portanto, não tente passar uma imagem que não é sua em uma entrevista de emprego. Você pode enfrentar uma saia justa, acabar se frustrando — caso seja contratado — e também corre o risco de não conseguir executar as funções do cargo no dia a dia.

Como manter uma boa postura

A forma como você se comporta também é fator determinante em uma entrevista de emprego. Acredite, a linguagem corporal é uma incrível aliada na conquista do seu próximo trabalho! Separamos algumas dicas para você:

• o aperto de mão como cumprimento inicial deve ser firme e acompanhado de um sorriso;
  • mantenha a cabeça sempre erguida e os ombros levemente inclinados para trás;
  • olhe sempre nos olhos do entrevistador;
  • cuidado com os excessos — busque por um tom e volume de voz adequados, evite as gírias e gesticular demais;
  • nunca fique de olho no relógio ou celular;
  • jamais interrompa o recrutador.

Esteja sempre atento aos requisitos básicos, como se vestir de maneira adequada e ser pontual. Esses aspectos, aliados a uma boa postura e responder aos questionamentos de maneira tranquila e verdadeira, farão você arrasar na entrevista de emprego!

Gostou do nosso artigo? Então siga a Conhecer Escola no Instagram e no Facebook e tenha acesso a mais conteúdos como este em primeira mão. Até breve!