Manual prático: 4 passos para montar um plano de estudos incrível!

Hoje em dia, para se destacar no mercado de trabalho, é muito importante buscar se especializar e, por isso muitas pessoas apostam nos cursos técnicos — mais rápidos e focados. Mas será que dá para conciliar a correria do dia a dia com os estudos? A resposta é sim e a chave para o sucesso é ter um bom plano de estudos!

Sem um planejamento eficaz, uma pessoa dificilmente consegue manter o foco e a motivação naquilo que deseja fazer. Afinal, organização e preparo são essenciais para persistir e conquistar seus sonhos.

A seguir, você terá acesso a 4 dicas para fazer um bom plano de estudos e, claro, aprenderá a colocar em prática seu planejamento. Ou seja, este é um material que você não pode deixar de ler! Acompanhe!

O que é um plano de estudos?

É a organização, em uma espécie de planilha, de todas as atividades do seu cotidiano. Ele o ajudará a “enxergar” quanto tempo você ainda tem disponível para se dedicar aos estudos e se tornar um profissional mais atrativo para o mercado.

Você pode fazer um plano macro mensal, levando em consideração todas as programações e compromissos pessoais e familiares que são indispensáveis, e um plano semanal detalhado de todas as atividades do seu dia. Lembrando que, quanto mais detalhado ele for, mais fácil será a tarefa de estudar.

Por que planejar uma rotina de estudos?

Ser organizado com os estudos, assim como em tudo em nossa vida, é essencial para alcançar melhores resultados. Sem um planejamento, nós desperdiçamos muito tempo — um dos maiores bens de quem trabalha e possui diversos afazeres durante o dia.

Porém, quando você se preocupa em organizar melhor sua rotina para, assim, inserir um plano de estudos em sua vida, as chances de aumentar seu rendimento e tornar essa tarefa mais tranquila e prazerosa são maiores.

Como montar um bom plano de estudos?

Primeiramente, é preciso dizer que o plano de estudos pode ser esquematizado em uma folha de papel ou em uma planilha do Excel, tanto faz. O importante é que ele seja colocado em um lugar bem visível e que não se esqueça de acrescentar nenhuma informação. A seguir, separamos algumas dicas para você montar um plano de estudos incrível!

1. Estipule os horários

Comece registrando os horários em que você está na escola, no trabalho e em outros cursos que já esteja fazendo, como idiomas ou informática. Marque, também, os horários que serão dedicados às refeições, ao sono e ao lazer — eles são essenciais para manter o equilíbrio e a motivação.

2. Determine blocos de estudo

Dentro dos horários livres para estudo, é interessante criar blocos de 30 a 50 minutos, deixando uma pausa de 10 a 15 minutos entre eles. Essa pausa é necessária para que o cérebro organize toda a informação que está sendo absorvida.

3. Defina as matérias

Sabe aquelas matérias que você menos gosta ou tem mais dificuldade? Pois é, elas são as que exigirão mais tempo e dedicação. Mas, para isso, é importante identificar qual o modelo de estudo mais adequado para você: uma matéria por dia ou várias distribuídas em blocos.

Aos finais de semana, utilize o tempo que foi separado para os estudos para fazer uma revisão de tudo o que foi visto naquela semana. Se sentir que está tudo caminhando bem, não perca tempo e comece novos conteúdos.

4. Avalie seu desempenho

De nada adianta a elaboração de um planejamento, se você não avaliar o seu desempenho. De vez em quando, faça uma pausa e avalie se o seu planejamento está sendo efetivo ou se há algum horário em que o estudo não está rendendo.

Lembre-se de que ele não é imutável e pode ser alterado sempre que houver necessidade. Adequá-lo às suas necessidades é indispensável para que funcione.

Aprendeu a montar seu plano de estudos? Agora que você já tem todas as informações de que precisa, basta arrumar um lugar tranquilo, confortável e bem iluminado e colocar tudo o que aprendeu em prática! Tenha certeza de que os resultados logo aparecerão!

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas suas redes sociais e ajude-os a ter sucesso nos estudos!