Saiba como alcançar o sucesso profissional em 5 passos

Se há um desejo compartilhado por trabalhadores de todas as áreas de atuação, é o de alcançar o sucesso profissional. Afinal de contas, ao ingressar em uma carreira, ninguém se imagina tendo que reavaliar sua escolha (embora isso também possa acontecer).

Mas o que você faz, efetivamente, para conquistar o reconhecimento de colegas e clientes, além de ampliar suas chances de acesso a melhores oportunidades? É preciso mais do que dedicação e conhecimento de seu ofício.

Por essa razão, nós preparamos um miniguia direcionado a todas as pessoas que desejam se destacar no mercado de trabalho. A boa notícia é que isso depende basicamente de você!

1. Tenha objetivos claramente definidos, mas seja flexível

Alcançar o sucesso profissional fica mais fácil quando você possui objetivos claramente definidos. Faça um planejamento de carreira — seja cauteloso na hora de escolher a profissão — e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.

Nesse contexto, também é válido realizar uma análise de mercado, para identificar melhores oportunidades. Ao mesmo tempo, porém, tenha a sabedoria para perceber quando é a hora de alterar seus planos, adaptando-se rapidamente às situações inesperadas.

2. Invista em qualificação

Também é importante investir em qualificação. Em outras palavras, a busca pelo conhecimento não deve terminar quando você encerra um ciclo educacional. Se você concluiu um curso técnico, faça uma faculdade. Se já possui um diploma de graduação, matricule-se em uma especialização.

Reconhecer que existe sempre algo novo a aprender é um passo importante para quem deseja conquistar o sucesso profissional. Mesmo porque é preciso considerar o impacto produzido pelos recursos tecnológicos nas mais diferentes atividades.

3. Preste atenção ao seu comportamento

De nada adianta você ser um profissional brilhante, profundo conhecedor da atividade que exerce se cultivar comportamentos indesejáveis, que tumultuam o ambiente de trabalho. A habilidade de manter um bom relacionamento com os colegas é um diferencial cada vez mais valorizado pelas empresas.

Dessa forma, o bom profissional é aquele que consegue trabalhar em equipe. Fique atento se os seus companheiros se queixam de que você é estressado, mal-humorado ou reclamão demais. Se repetidas com frequência, essas atitudes podem acabar irritando os seus chefes.

4. Considere os feedbacks que recebe

Ainda nesse quesito, é fundamental que você considere os feedbacks que recebe. Nesse sentido, procure assimilar as orientações que os seus superiores repassam e ajuste a sua conduta. Afinal de contas, a negligência pode ser interpretada como um sinal de que você não se interessa pela sua trajetória na empresa.

Outra sugestão para quem quer conquistar o sucesso profissional é explorar os seus pontos fortes: transforme as atividades em que você se destaca no seu cartão de visitas. Na direção oposta, procure trabalhar as suas fragilidades para ter obter melhores oportunidades.

5. Abandone sua zona de conforto

Via de regra, outra característica comum aos profissionais bem-sucedidos é a ousadia. Em outras palavras, deixe o comodismo de lado e abandone sua zona de conforto: mesmo que você já tenha conquistado uma posição estável, permita-se viver novas experiências.

Em época de crise, aproveite para se reinventar: para manter sua estabilidade financeira, busque novas fontes de renda. Quem sabe esta não seja a hora ideal para tornar público aquele talento que até então pouca gente conhecia? Mudar não é sinal de fraqueza, mas de sabedoria.

Como você percebeu, alcançar o sucesso profissional requer comprometimento e disciplina. Esta é uma trajetória longa, mas que começa com um passo inicial: veja o que fazer para conquistar o tão sonhado primeiro emprego!