fbpx

5 dicas de como se destacar no mercado de trabalho

Diante de um cenário profissional cada vez mais competitivo, não dá para ser só mais um procurando emprego ou mais um funcionário dentro da empresa. Mas como se destacar no mercado de trabalho? O que fazer para se diferenciar dos demais?

Não basta apenas ser formado em um bom curso superior. Atualmente, as empresas procuram profissionais que tenham um conhecimento técnico mais profundo, que sejam capazes de se relacionar com outras pessoas e saibam trabalhar em equipe.

Neste artigo, você verá 5 dicas valiosas para se destacar entre outros profissionais e para mostrar ao entrevistador ou empresa que tem o perfil ideal! Acompanhe!

Como se destacar no mercado de trabalho

Como vimos, existem muitos profissionais competentes à procura de um emprego ou de melhores oportunidades de trabalho. Para que você não seja mais um desempregado, deve mostrar para a empresa que ela tem bons motivos para mantê-lo em seu quadro de funcionários, e não incluí-lo na próxima lista de cortes.

Não há fórmula única ou mágica para isso, mas existem vários aspectos a serem considerados. Eles podem ajudar você a conseguir um emprego novo ou, ainda, a garantir a permanência em seu cargo atual.

As empresas estão de olho em profissionais mais completos, tanto na área do conhecimento e das habilidades quanto na área das relações humanas. Veremos a seguir algumas dicas de como se destacar no mercado de trabalho.

1. Estabeleça um objetivo profissional

Assim como na vida pessoal, também precisamos estabelecer objetivos profissionais. O que você pretende ser ou alcançar profissionalmente? A gerência ou a diretoria de uma empresa? Tornar-se dono de seu próprio negócio? Prestar um concurso público?

Seja qual for o seu objetivo, você deve estipular metas. Elas funcionarão como etapas a seguir, e levarão você até seu objetivo final. Uma vez estabelecidos os objetivo e metas, você deve se preocupar em manter o foco.

Isso significa estar comprometido a cumprir o que estabeleceu. Não permita que as dificuldades e desafios — que certamente surgirão ao longo do caminho  façam com que você desista ou duvide da sua capacidade de chegar onde quer.

2. Saia da zona de conforto

Se você está em busca de um emprego ou já está trabalhando na mesma empresa há anos, é hora de encarar novos desafios. Não tenha medo ou desanime diante de uma proposta que sabe que será desafiadora e que exigirá bastante de você. Pelo contrário, acredite na sua capacidade e trate esses desafios como oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

3. Invista em conhecimento

Investir em conhecimento significa manter-se atualizado sobre a sua área de atuação. Seja por meio de uma pós-graduação, cursos técnicos ou de qualificação, participação em palestras e workshops ou, ainda, lendo os últimos lançamentos de livros sobre o assunto, o importante é estar a par do que acontece no setor da sua empresa.

Existem muitos cursos à distância de qualidade que oferecem certificados. Eles podem ser a opção ideal para quem quer se qualificar e, ao mesmo tempo, está sem muito dinheiro para investir ou não tem condições de frequentar aulas presenciais. Muitos cursos se adaptam perfeitamente aos seus horários disponíveis para estudo.

Conhecer e ter domínio das tecnologias usadas na área é outro fator essencial para mostrar à empresa que você se interessa pelo ramo de atuação dela. Aprender um novo idioma também é um diferencial que abrirá portas para novas oportunidades de cargos dentro da empresa, ou para um emprego melhor.

4. Elabore um bom currículo

Para que seu currículo chame a atenção dos recrutadores, ele deve ser conciso e apresentar as informações mais relevantes sobre sua vida profissional. Um bom currículo deve conter:

  • objetivo profissional: o que você espera alcançar com o emprego;
  • realizações: o que fez em outras empresas e como poderá ajudar no crescimento da empresa na qual você está requerendo a oportunidade de trabalho;
  • formação: datas e nomes das instituições onde você fez os principais cursos ou das palestras que participou e que têm a ver com a área de atuação do emprego pleiteado;
  • experiência anterior: nomes das empresas nas quais você já trabalhou, incluindo o período.

Se você não tem experiência anterior por estar procurando seu primeiro emprego, saiba que esse é um bom motivo para caprichar no objetivo profissional, na experiência acadêmica e nas descrições de como poderá ajudar a empresa.

5. Observe sua postura e comportamento

Na hora da entrevista de emprego, demonstre segurança em si mesmo e na sua capacidade profissional. Escolha uma roupa apropriada e tome cuidado com a linguagem utilizada, afinal, você estará em uma situação formal, e não conversando com amigos.

Se já está empregado, demonstre liderança. Um líder é aquele que consegue inspirar e motivar outras pessoas ao seu redor. Seja positivo, direcionando suas forças com o intuito de ver o lado bom das situações, por mais adversas que elas pareçam.

Mostre à empresa que você está comprometido com seu trabalho e com o crescimento dela, inovando, criando novos produtos ou processos que sejam úteis. Acima de tudo, seja proativo. Não espere que alguém venha dizer o que você tem que fazer, mas se ofereça para fazer algo sempre que estiver ocioso.

Por fim, tenha empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de se preocupar com o próximo. Ser empático é saber ouvir e compreender os problemas alheios. Por meio da empatia, você conquistará a confiança das pessoas com as quais trabalha, criando um círculo de relacionamentos bastante forte.

Vimos que alguns aspectos são fundamentais quando o assunto é ter destaque no mercado. Fazer um curso técnico e estar sempre em busca de atualização e qualificação pode trazer ótimos contatos profissionais. Já manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho e saber atuar em equipe são requisitos muito exigidos ou observados pelas empresas durante a contratação ou dispensa de um funcionário.

Enfim, você tem que demonstrar que possui talento para colaborar com a produtividade e o crescimento da empresa. Todas as nossas dicas de como se destacar no mercado ajudarão nesse diferencial, colaborando para que você conquiste uma nova oportunidade, permaneça em um cargo ou consiga um emprego melhor.

Agora, que tal começar a melhorar sua bagagem de conhecimentos? Para isso, não deixe de ler como um curso técnico aumenta suas chances de empregabilidade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content