5 dicas de como vencer o medo de falar em público

O medo de falar em público é uma coisa que aterroriza muitas pessoas ao longo de suas vidas pessoais e profissionais. Porém, para que elas tenham sucesso em suas carreiras, esse medo precisa ser vencido.

Neste post, você descobrirá o que causa esse medo, a importância de vencê-lo e descobrirá 5 dicas do que fazer para aprender a superá-lo. Acompanhe!

O que causa o medo de falar em público?

Esse é um dos medos que costumam aparecer no topo das listas quando se fazem estudos sobre o assunto. Geralmente, ele deriva do medo que todas as pessoas têm de serem julgadas.

Segundo o professor de expressão verbal Reinaldo Polito, existem 4 razões que levam uma pessoa a ter medo de falar em público:

• a falta de autoconhecimento e autoconfiança;

• a falta de prática;

• não ter didática para ordenar os pensamentos;

• e a falta de conhecimento sobre o assunto que será exposto.

Por que é importante vencer esse medo?

Falar em público é algo que nos acompanha desde a época da escola quando precisamos fazer apresentação de trabalhos para o resto da sala. Depois, na época da faculdade vem a apresentação do TCC para a banca avaliadora.

E esse caminho continua em nossas vidas profissionais. Quanto mais alto for o cargo que temos, maior será a chance de termos que fazer a apresentação de projetos, discutir ideias, ou motivar nossa equipe de trabalho. Tudo isso exigirá de nós uma boa habilidade verbal.

Como vencer o medo de falar em público?

A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem transformar qualquer pessoa em um bom orador. Conheça algumas.

1. Cuide do ritmo de sua fala

Coloque emoção em sua voz. Você tem que transmitir que acredita naquilo que está falando, para conseguir envolver sua plateia. Alterne a velocidade e a entonação de sua fala para criar momentos de intensidade e de reflexão.

Faça pausas curtas para que a audiência tenha um tempo para processar as informações que está recebendo, e para você manter seus pensamentos organizados. Tome cuidado com o tipo de linguagem usada e preste atenção aos erros de português.

2. Observe sua expressão corporal

Ela pode dizer mais que suas palavras. Não fique olhando para baixo, lendo anotações e evite as mãos nos bolsos ou os braços cruzados. Procure fazer alguns gestos e andar um pouco, mas nada de exageros!

3. Domine o assunto

É essencial que você domine o assunto sobre o qual falará. Assim, se sentirá mais confiante na hora de fazer a exposição. Organize-o de forma a seguir uma ordem para não perder a linha de raciocínio. Se necessário, crie um roteiro ou utilize slides para ajudar.

4. Conheça seus ouvintes e o local da apresentação

Procure saber o quanto seu público já conhece sobre o assunto, o seu grau de instrução e a sua faixa etária. Tente conhecer com antecedência o local onde você se apresentará e quais recursos ele oferece.

Chegue cedo ao local para conferir se tudo está em ordem e para se familiarizar com as pessoas conforme vão chegando.

5. Ensaie sua apresentação

Assim como os atores, ensaie sua apresentação várias vezes. Você pode começar gravando sua voz. Preste atenção na altura e na entonação que você dá às palavras.

Depois, ensaie na frente do espelho para verificar sua postura corporal. E, por fim, apresente-se para um grupo de amigos. Eles poderão ajudar fazendo análises sobre sua apresentação.

A qualificação profissional está se tornando um requisito fundamental para o mercado de trabalho atual. Entretanto, não se trata apenas de uma qualificação acadêmica. Outras habilidades como a da comunicação e da inteligência emocional, são um grande diferencial.

Por isso, não perca mais tempo, e comece a treinar as dicas acima para perder o medo de falar em público. Lembre-se que a qualquer momento pode aparecer a necessidade de uma apresentação e você precisa se preparar.

Agora que você já aprendeu o que fazer para vencer esse medo, descubra como escolher a profissão certa para você e tenha muito sucesso em sua carreira!