5 erros no currículo que devem ser evitados

O primeiro passo para participar de um processo seletivo é se candidatar à vaga. Mas sabia que alguns erros no currículo podem fazer com que o seu perfil seja ignorado?

Ainda que de forma não intencional, os equívocos podem aparecer nas informações básicas, como nas experiências anteriores e até mesmo nos dados pessoais.

Para garantir o profissionalismo e aumentar as chances de receber convites para o próximo processo de recrutamento, confira aqui 5 deslizes que podem causar uma impressão errada no recrutador e aprenda como evitá-los!

1. Esquecer informações ou exagerar nos dados pessoais

Pode parecer mentira, mas um dos erros no currículo mais comuns é o excesso ou a ausência de informações pessoais.

Quem peca pela falta se esquece de colocar alguns dados básicos, como um número de telefone ou o endereço de e-mail. O correio eletrônico muitas vezes é esquecido por fazer do WhatsApp um hábito. Entretanto, muitas empresas fazem o convite para a seletiva por e-mail e, dependendo do cargo desejado, a pessoa pode perder a oportunidade.

Já quem acrescenta o número do RG ou CPF corre o risco de causar má impressão. O recrutador pode entender o excesso de referências como uma falha na capacidade de lidar com situações formais e descartar o currículo antes mesmo de convidar o candidato para uma entrevista.

2. Deixar lacunas e inserir experiências irrelevantes

Um bom currículo não depende só de experiências construtivas e um grande número de capacitações. O documento deve ser redigido de maneira organizada e seguir uma sequência lógica.

Procure apresentar experiências profissionais de acordo com o cargo que você esteja pleiteando. Você pode inclusive inserir experiências de trabalhos voluntários que estejam ligados à área que esteja em busca de uma oportunidade.

3. Equivocar-se no grau de fluência da língua estrangeira

A fluência na língua estrangeira também costuma ser um dos grandes erros no currículo, ainda que não seja intencional.

O ideal é que candidato procure uma instituição habilitada para avaliar o nível de fala, leitura e conversação no idioma em questão. Assim, poderá marcar a opção com segurança, estará preparado para realizar qualquer teste comprovatório durante os processos seletivos e, caso seja contratado, conseguirá desempenhar a função sem maiores surpresas.

4. Usar e-mails pessoais inadequados

A conta precisa ser séria e objetiva. Vamos usar novamente o exemplo da Maria, que fez seu primeiro e-mail ha muitos anos e usou adjetivos como lindinha, gatinha ou fofinha como extensão do seu nome. Usar esse endereço eletrônico seria inadequado.

Uma sequência numérica muito grande também pode confundir o recrutador na hora de enviar uma mensagem. O endereço eletrônico deve ser o mais imparcial e simples possível, para facilitar a comunicação e garantir o profissionalismo.

5. Omitir, ocultar e simular informações

Este tópico parece óbvio, mas infelizmente também são erros no currículo bastante recorrentes. Ocultar dados como as datas de ingresso e desligamento ou omitir demissões passam a impressão de que o candidato tem algo a esconder em relação aos empregos anteriores.

Informar apenas os cargos de coordenação e gerência também pode passar a impressão de que o indivíduo está simulando informações para ludibriar o contratante.

Geralmente, isso acontece quando a pessoa teve uma experiência sólida no emprego anterior, mas ocupou cargos de coordenação e gerência por um curto período, e tal informação é revelada na entrevista. O ideal é que o tempo de atuação individual seja corretamente informado já no documento.

Ter ciência dos erros no currículo que devem ser evitados ajudam na construção de um registro honesto, que dificilmente será ignorado nos processos seletivos.

Você já viu aqui erros que você deve evitar. Agora confira nosso post sobre dicas de como melhorar seu currículo a fim de se destacar no processo seletivo!