5 profissões para quem gosta de cuidar das pessoas

Você não se imagina trabalhando com outra coisa que não seja ajudar o próximo? Ou mesmo ajudando a melhorar a vida de alguém com as próprias mãos? Então este texto é para você: fizemos este artigo para quem ama cuidar das pessoas.

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil. A pressão para não errar é grande, e as incertezas são ainda maiores. O único jeito de acertar é respeitar suas maiores habilidades e estar atento a quais atividades você tem mais prazer em executar.

Se você é um desses anjos em forma de pessoa, confira as 5 melhores profissões para quem pretende trabalhar cuidando do outro. Boa leitura!

1. Técnico em Enfermagem

O técnico em enfermagem atende o paciente diretamente, sendo uma profissão muito gratificante para quem gosta de cuidar das pessoas. Ele presta cuidados e socorro a inúmeras pessoas todos os dias, contribuindo para que elas não sintam dor ou para que não tenham complicações em seus quadros de saúde.

curso técnico na área capacita para fazer curativos, administrar medicamentos e prestar auxílio à chefia de enfermagem, em casos de pacientes gravemente enfermos ou internados.

O técnico em enfermagem pode atuar em vários espaços: unidades de pronto atendimento e básicas de saúde, centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, consultórios, atendimento pré-hospitalar, organizações militares, instituições de longa permanência etc.

2. Cuidador de idosos

Essa também é uma excelente opção. O cuidador de idosos, como indica o próprio nome, cuida da integridade física, psicológica e do bem-estar de idosos — em repouso, em clubes da terceira idade ou em acompanhamentos particulares.

O cuidador aprende sobre postura ética profissional, alimentação, higiene e socialização para idosos. Ele cuida de tudo que está relacionado à garantia da qualidade de vida dos nossos vovôs e vovós!

Essa profissão também permite que você cuide diretamente das pessoas e sinta a gratidão imediata de perto!

3. Psicólogo

Se você é uma pessoa que prefere ajudar de maneira social e emocional, precisa conhecer a psicologia. O psicólogo ajuda as pessoas a se conhecerem melhor e a solucionar problemas durante a revisão do próprio comportamento.

Você vai ajudar o seu paciente a enfrentar barreiras talvez muito maiores do que as físicas, como traumas, distúrbios emocionais e de personalidade. Além de contribuir para que ele se sinta melhor e mais seguro para enfrentar determinadas situações.

O psicólogo pode atuar em consultórios, clínicas, unidades de internação, além da área educacional e corporativa, promovendo boas relações em escolas e empresas.

4. Médico

Conhecemos a medicina como a ciência que salva vidas e promove recomeços. O médico cuida de todas as pessoas que vão ao seu consultório, realiza procedimentos complexos, como cirurgias e diagnósticos mais especializados, e conduz tratamentos contra diversas enfermidades.

Médicos podem se especializar em determinada área, cuidando apenas de pacientes que se enquadrem em um quadro clínico específico. Como o ginecologista, por exemplo, que cuida da saúde da mulher.

Se você se tornar um médico, poderá ter um consultório, atender em hospitais, clínicas, prontos-socorros e unidades básicas de saúde.

5. Assistente Social

Promove o bem-estar coletivo e integra indivíduos à sociedade: o assistente social está sempre pronto para dar uma nova chance. Seja para alguém sentir-se melhor na convivência com a família e vizinhança, ou apenas viver com mais dignidade.

Essa profissão é para quem tem força de vontade e pretende trabalhar pesado na redução da desigualdade social e no apoio à cidadania.

O assistente social precisa ser alguém que ama cuidar das pessoas e que pretende levar carinho e atenção a cada canto que for.

E então, gostou de conhecer essas 5 formas de trabalhar e cuidar das pessoas ao mesmo tempo? Se você ainda não encontrou a sua, primeiramente, acalme-se! Curta nossa página no Facebook e acompanhe o nosso Instagram: sempre postamos dicas interessantes para você que está escolhendo os próximos passos!