5 vantagens do ensino a distancia para a sua carreira

Você está cansado de perder boas oportunidades de emprego ou promoções por causa da falta de formação acadêmica? Pois, saiba que o ensino a distancia pode ajudar a resolver essa situação, já que a qualificação pode colaborar com o seu crescimento profissional!

Preparamos este post para que você conheça 5 vantagens que esse tipo de ensino tem a oferecer, sua validade e qual deve ser o perfil do aluno que opta pela educação a distância. Boa leitura!

Quais são as vantagens do ensino a distância?

Muitas pessoas têm estilos de vida que não permitem a conciliação com a ida a uma instituição de ensino todos os dias. Para elas, a educação a distância traz a possibilidade de adquirir a formação acadêmica que deseja, mas que até então, não conseguia. Conheça agora, 5 motivos para optar por esse ensino:

1. Flexibilidade de horários

Se você faz muitas viagens a trabalho ou trabalha em turnos variados, poder estudar a qualquer hora é fundamental. Isso também vale para quem tem que conciliar o estudo com o trabalho e ainda cuidar da casa e dos filhos.

2. Economia

No Brasil, as mensalidades de alguns cursos à distância chegam a ser até 50% menores do que as dos presenciais. E a economia pode ser maior se considerarmos os gastos com transporte e alimentação fora de casa que não serão necessários. Os materiais didáticos e de referência bibliográfica também costumam estar disponíveis on-line.

3. Deslocamento diário

Se antes um jovem do interior tinha que se deslocar todos os dias, ou até mudar para outra cidade para fazer um curso de graduação, agora não precisa mais. Ele estuda em casa e deve ir até o polo mais próximo apenas de vez em quando.

Isso também é importante para aquelas pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção e, até então, se viam impedidas de estudar e de obter uma qualificação profissional.

4. Melhor aproveitamento

O aluno pode assistir as videoaulas quantas vezes quiser. Não está preso ao ritmo de uma sala ou grupo de pessoas. Desde que fique atento aos prazos de entrega de tarefas, ele pode levar o tempo que achar necessário para executá-las.

Na educação a distância, como a interação é feita de forma virtual, o aluno também se sente mais à vontade para tirar suas dúvidas e interagir com os colegas, aproveitando melhor seu curso.

5. Melhora do currículo profissional

Aquela qualificação ou atualização necessária para você se destacar no mercado de trabalho pode finalmente acontecer. As empresas buscam por profissionais cada vez mais qualificados que, geralmente, têm os cargos mais elevados e, consequentemente, os melhores salários.

Qual a validade dos cursos oferecidos à distância?

É bom deixar bem claro que, flexibilidade e praticidade não podem ser confundidos com facilidade. O curso à distância tem o mesmo rigor do presencial e os seus alunos passam pela mesma avaliação daqueles que realizam os cursos presenciais — o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Cabe destacar, que o diploma do curso a distância tem o mesmo valor do presencial e, aliás, não tem diferença nenhuma entre eles.

Qual o perfil do aluno para esse curso?

Para ser um bom aluno em EAD, você deve ter muita organização, comprometimento e dedicação. Como se trata de um curso flexível, muitas vezes o aluno cai na tentação de “deixar para depois” e acaba perdendo prazos e notas em tarefas que serão computados para sua aprovação ou não.

Por isso, antes de se deixar levar por todas as vantagens acima, pense se você realmente tem o perfil necessário para se dar bem nesse tipo de ensino, e se ele se encaixa perfeitamente com seu estilo de vida.

Como você pode perceber, o ensino a distância tem muitas vantagens e pode colaborar para que você consiga aquela formação acadêmica que estava faltando para impulsionar sua carreira.

Agora que você conhece as vantagens do ensino a distância, que tal saber como montar um plano de estudos incrível? Até mais!