fbpx

As 9 maiores vantagens de fazer um curso técnico de enfermagem

A expansão das redes hospitalares tem demandado cada vez mais profissionais da saúde. Outros fatores, como envelhecimento e o aumento dos serviços de cuidado em domicílio também têm contribuído para essa alta na demanda.

Com a falta de trabalhadores qualificados na área da saúde, o curso técnico de enfermagem passou a ser muito procurado por quem deseja investir em capacitação profissional e dar início a uma carreira de sucesso.

Se esse é o seu caso, mas você ainda desconhece quais as vantagens de fazer um curso técnico e continua se perguntando: técnico de enfermagem o que faz? Fique conosco e confira por que vale a pena se jogar nessa profissão tão requisitada e como ela funciona. Boa leitura!

1. Versatilidade das áreas de atuação

A área de atuação de um técnico de enfermagem não é restrita apenas aos hospitais. Esse profissional pode atuar em diversos setores, desenvolvendo trabalhos de média e de alta complexidade.

Ele está habilitado para exercer suas funções em variados segmentos da saúde, como clínicas, SPAs, asilos, consultórios, hospitais, ambulatórios, postos, laboratórios e, até mesmo, com “home care” — atendimento em domicílio.

É importante ressaltar que de acordo com o Decreto N° 94.406/87, que regulamenta a Lei N° 7.498/86, é responsabilidade do técnico de enfermagem:

I – assistir ao Enfermeiro:

  • no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem;
  • na prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica;
  • na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave;
  • na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
  • participação nos programas e nas atividades de assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco;
  • na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde;
  • participação nos programas de higiene e segurança do trabalho e de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e do trabalho.

II – executar atividades de assistência de Enfermagem, com exceção das atividades privativas dos enfermeiros ou realizadas pelos profissionais da área de obstetrícia;

III – integrar a equipe de saúde.

2. Formação mais rápida

Os cursos técnicos duram menos do que uma graduação e preparam o estudante para entrar de forma rápida no mercado. O tempo médio para a finalização de um técnico fica entre 18 a 24 meses — 1 ano e meio a 2 anos.

Considerando que há muita procura por profissionais com curso técnico em enfermagem, essa se torna uma vantagem enorme para aqueles que desejam terminar os estudos e garantir uma boa oportunidade de trabalho.

O melhor de tudo é que esse não é um benefício apenas para os jovens que se formaram no ensino médio recentemente e estão em busca do primeiro emprego, mas também para quem já tem uma profissão e está em busca de uma mudança de carreira.

De acordo com estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos estudantes formados em cursos técnicos conseguem uma vaga de emprego no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso quer dizer que a maior parte dos alunos já sai empregado e com chances de progredir na área.

3. Mensalidade mais acessível

Os valores variam dependendo do curso técnico e instituição de ensino escolhida. No entanto, as mensalidades são sempre mais baratas que as dos cursos de graduação.

Além de pagar menos para a formação, os profissionais que estão em falta no mercado — como é o caso do técnico em enfermagem — ganham mais pelo seu serviço quando possuem um desenvolvimento técnico. Isso significa que não é preciso investir muito para receber um bom retorno financeiro após a formatura. Incrível, não é mesmo?!

4. Ótima aceitação no mercado de trabalho

Se, no passado, o mercado de trabalho procurava por profissionais egressos de universidades. Atualmente, a história é diferente, uma vez que a procura por técnicos cresce de forma significativa.

Pessoas que se formaram no curso técnico de enfermagem, por exemplo, já são mais requisitadas que os próprios médicos, visto que existem muitos postos de trabalho disponíveis no Brasil.

Na área da enfermagem, portanto, o profissional será sempre bem requisitado, especialmente porque as pessoas dessa geração estão cada vez mais preocupadas com a saúde e com o bem-estar.

5. Oportunidade de ajudar ao próximo

Outro ótimo motivo para escolher esse ramo são os tipos de recompensa que se ganha: o sentimento positivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade emocional e a oportunidade de realizar um trabalho que ajuda a salvar vidas.

Cuidar do outro e lidar com as situações mais difíceis de um paciente é o que faz um técnico de enfermagem se humanizar enquanto exerce um ofício.

Por isso, é comum ouvirmos por aí que essa é uma profissão destinada às pessoas que estão dispostas a trabalhar como verdadeiros seres humanos, não apenas como profissionais.

Nesse campo de atuação, o trabalhador aprende a se colocar no lugar do outro e a desenvolver alguns atributos fundamentais, como a paciência, que é tão necessária e relevante para a área da saúde.

Ser importante para a manutenção ou recuperação do bem-estar e da saúde dos pacientes traz alegria para quem trabalha na área da saúde.

Não é à toa que, mesmo que vivam dias corridos e estressantes, praticamente todos os técnicos com quem você conversar dirão que são apaixonados pela carreira que escolheram e que são felizes e gratos por segui-la.

Esse olhar distinto em relação ao trabalho também precisa ser considerado na hora de escolher uma profissão.

6. Amadurecimento emocional

Além da oportunidade de cuidar das pessoas e ajudar ao próximo, o amadurecimento provocado pelo cotidiano da profissão é outra vantagem de quem opta pela área da enfermagem.

Além de conhecimentos técnicos, o profissional vai conhecer de perto e lidar com fortes emoções, como o alívio da cura e o sofrimento por conta de acidentes e doenças delicadas, como o câncer. Isso resultará em desenvolvimento pessoal, o que nem sempre é possível em outras profissões.

Diante disso, fica claro que o trabalhador atuará com ética, maturidade e, sobretudo, respeito pelo ser humano, independentemente de seu histórico pessoal. Assim, o que faz um técnico de enfermagem é trabalhar dando assistência às pessoas nos momentos mais vulneráveis de suas vidas.

7. Flexibilidade de horários

Diferentemente dos outros profissionais, o técnico de enfermagem pode controlar a própria carga horária, além de atuar em diferentes postos de trabalho. Isso porque esse profissional faz plantões de 12 horas ou trabalha por 6 horas, a depender do local do trabalho.

Essa flexibilidade de horário é ótima para quem precisa ter mais de um emprego e aumentar os ganhos. É claro que isso implica em jornadas de trabalho mais longas e, por vezes, exaustivas, mas os rendimentos costumam compensar bastante.

Além disso, também existe a possibilidade de trabalhar em plantões noturnos, o que é ideal para os pais que precisam cuidar dos filhos durante o dia e para quem precisa conciliar trabalho e estudos.

8. Boa remuneração

Técnicos de enfermagem ganham bem para o nível de formação, o que é um fator decisivo para a escolha da profissão. Para se ter ideia, a média salarial para recém-formados é de R$ 1.900 reais para jornadas de 6 horas diárias.

A remuneração pode ser ainda maior se o profissional estiver disposto a deixar as grandes cidades, pois enquanto a maior parte dos profissionais da área de saúde está alocada nas metrópoles, as cidades pequenas sofrem carência, levando gestores a oferecer salários melhores para atrair trabalhadores.

9. Rotina dinâmica

A área da saúde é perfeita para quem é dinâmico e não consegue ficar parado. A rotina de quem atua nesse ramo é extremamente movimentada e cada dia é único, o que torna o campo de atuação superatraente para pessoas ativas.

Vale lembrar também que essa carreira é ideal para quem não se imagina preso em um escritório e sente tédio só de pensar em trabalhar todos os dias com a mesma coisa pelo resto da vista.

Por fim, é importante destacar que ao decidir fazer um curso técnico em enfermagem, a escolha da instituição de ensino deve ser bem pensada e ir além do fator custo.

Diversos fatores precisam ser estudados, entre eles:

  • a reputação da escola técnica;
  • a qualidade dos professores — é fundamental que os docentes tenham experiência e sejam qualificados;
  • a infraestrutura oferecida pela escola — laboratório, biblioteca e sala de aula com multimídia;
  • se a metodologia de ensino combina com o seu perfil.

Outro fator muito importante a ser analisado é se a instituição de ensino tem parcerias e projetos com o mercado de trabalho. Isso, pois, o grande diferencial de qualquer escola que oferece cursos técnicos é garantir a empregabilidade dos estudantes após a realização do curso.

Portanto, antes de realizar uma matrícula, faça essas verificações e avalie as vantagens que a instituição pode oferecer. Lembre-se que o curso técnico deve ser capaz de fornecer atualização e qualificação ao profissional.

Para garantir que todas as vantagens serão mantidas, faça uma visita à instituição e avalie o currículo do corpo docente e a qualidade dos setores e materiais didáticos.

E aí, este post lhe ajudou a entender as vantagens desse tipo de formação e a responder à questão: técnico de enfermagem o que faz? Se você achou que esse artigo foi útil de alguma forma, compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos as vantagens de investir nesse curso técnico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content