fbpx

Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo: entenda de vez as diferenças

Você terminou o Ensino Médio e está em dúvida sobre qual tipo de curso de nível superior fazer: licenciatura, bacharelado ou tecnólogo? Realmente, as possibilidades de cursos de graduação são muitas hoje em dia.

Mas por que tantas opções? O que cada uma engloba e como saber qual será a escolha certa para você?

Descubra agora as principais diferenças e vantagens de cada opção e o que se espera do profissional formado. Depois de ler este artigo, você fará a escolha do seu curso superior com mais segurança!

Quais são as similaridades entre eles?

São três os tipos de graduação existentes, e eles têm algumas características em comum:

  • são cursos de nível superior;

  • permitem que se faça pós-graduação após seu término;

  • exigem que o candidato tenha concluído o Ensino Médio;

  • é necessário que se passe por um processo seletivo.

Os cursos são ministrados em faculdades e universidades públicas e privadas, e alguns podem ser cursados tanto na modalidade presencial, quanto a distância.

Quais são as diferenças entre eles?

Embora sejam todos cursos de nível superior, cada um forma um tipo diferente de profissional. Veja, a seguir, o que esperar de cada tipo de curso.

O curso de bacharelado

O curso de bacharelado tem como característica ser um curso bastante abrangente e mais generalista. Isso significa que o aluno terá uma ideia ampla sobre aquela profissão, podendo atuar, depois de formado, em várias áreas diferentes.

Por ser um curso mais teórico do que prático, sua duração varia entre 3 e 6 anos.

Uma pessoa formada recebe o grau de bacharel, e esse tipo de diploma é obrigatório para exercer algumas profissões, como Engenharia, Medicina, Arquitetura e Advocacia.

O curso de licenciatura

Muitos cursos oferecem as opções de bacharelado e licenciatura, e o que fará a diferença entre eles é o foco das disciplinas e o tipo de diploma. A principal diferença entre eles é que os cursos de licenciatura têm por objetivo formar educadores.

Têm duração entre 3 e 5 anos, também são bastante generalistas e têm, em sua grade curricular, matérias voltadas para a pedagogia e a didática.

Quem opta por esse tipo de curso recebe o grau de licenciado e, com o diploma, está apto a lecionar nos ensinos Fundamental e Médio.

O curso de tecnólogo

Ideal para quem já sabe exatamente em qual área de uma determinada profissão deseja atuar, esse tipo de curso é muito mais prático do que teórico.

Bastante valorizado pelas empresas, após apenas 2 ou 3 anos de curso, a pessoa recebe o grau de tecnóloga, tornando-se uma especialista naquilo que pretende fazer.

Além de levar menos tempo para a formação e de possibilitar um ingresso mais rápido no mercado de trabalho, esse tipo de curso tem demonstrado oferecer um alto índice de empregabilidade.

Também é a melhor opção para quem já está empregado, mas deseja melhorar seu currículo e subir em sua carreira.

Como escolher o curso certo: licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?

Não existe um tipo melhor do que o outro. Tudo depende do que você espera do seu futuro: ser professor, ter um conhecimento mais generalista ou um mais específico.

Ainda que não tenham sido feitas pesquisas que comparem os rendimentos e oportunidades de emprego entre esses profissionais, é notório que as empresas buscam, cada vez mais, profissionais com qualificação e habilidades específicas.

Uma das primeiras considerações a se fazer antes de optar por um tipo de curso é conhecer o perfil exigido para cada uma das profissões que você está considerando e ver se o seu perfil se encaixa nelas.

Outra consideração a ser feita é a escolha de uma instituição que ofereça cursos de qualidade e que seja reconhecida pelo MEC. Assim, você poderá ter certeza de que o seu diploma será válido e bem considerado no mercado de trabalho.

E você, já escolheu a modalidade do curso que vai fazer? Lembre-se de que ele pode ser presencial ou a distância. Conheça agora as vantagens de se fazer uma graduação a distância e também os cursos oferecidos pela UNINOVE, uma das melhores instituições de ensino do Brasil.

 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content