fbpx

Como escolher uma boa escola técnica?

Os cursos técnicos são perfeitos não só para os jovens que precisam ingressar rapidamente no mercado de trabalho, como também para quem quer mudar de carreira. Pois essas formações possuem curta duração e tornam seus alunos profissionais especializados para o mercado de trabalho.

Uma das maiores vantagens dessa modalidade é a sua agilidade, visto que, diferente dos longos cursos de graduação, os cursos técnicos duram entre um e dois anos.

Contudo, apesar deste tipo de curso ter se tornado muito popular, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como escolher uma escola técnica para realizar cursos de qualidade. Se esse é o seu caso, confira neste artigo tudo que você precisa saber para estar apto a se decidir! Boa leitura!

Como funciona o ensino técnico?

Como foi dito, realizar esse tipo de curso pode ser uma ótima escolha para quem quer entrar no mercado de trabalho ou mudar de área profissional.

O curso técnico possui um excelente grau de empregabilidade, pois tem enfoque na prática e favorece a experiência e a vivência profissional. Desse modo, esses cursos preparam os alunos para vagas que pedem profissionais especializados, ou seja, que sabem, na prática, exercer a ocupação.

Para começar a formação, você pode estar cursando o ensino médio. No curso técnico em enfermagem, por exemplo, é necessário ter idade mínima de 17 anos. Entretanto, para receber o diploma, é obrigatório ter terminado o ensino médio. Ainda nesse contexto, é importante lembrar que o curso técnico não substitui uma graduação. Portanto, caso você só possua o diploma de técnico, não poderá realizar uma pós-graduação.

O que diferencia o curso técnico da graduação?

A maior distinção entre a graduação e o curso técnico é a duração, enquanto um técnico leva entre um e dois anos para sua conclusão, o bacharelado e a licenciatura levam de quatro a seis anos. Por esse motivo, o ensino técnico é o mais procurado por quem pretende ingressar de imediato no mercado.

Além disso, o salário de um técnico, a depender da área, pode ser inferior ao de outro profissional com níveis mais altos de ensino — superior, pós-graduação, etc. Todavia, o que vai determinar o salário do profissional é o enfoque que ele dará para a própria carreira, por meio de uma formação que combine cursos que conversem entre si ou a partir da escolha do campo de atuação.

Sendo assim, ao escolher um curso técnico, você deve levar em consideração não só as suas expectativas com a carreira, mas também o salário que receberá na função. Não se esqueça de que quanto mais você se qualificar, maiores serão as oportunidades de emprego com bons salários.

Como escolher um curso técnico?

Liste suas afinidades

Segundo especialistas, a etapa mais importante em qualquer processo de decisão desse tipo é o autoconhecimento. Saber com o que você se identifica é fundamental na escolha de uma carreira. Você sabe o que gosta de fazer?

Pense no seu percurso escolar até aqui. Quais são as matérias que mais interessam você? Quais assuntos mais despertam seu interesse? Que causas te motivam? Faça uma lista com essas informações, pois elas dizem muito sobre você.

Descubra quais são as suas habilidades

Seu percurso de vida fora da escola também revela muito sobre a sua personalidade. Tente listar as suas habilidades e competências. Nesse momento, é oportuno deixar a modéstia de lado! Nada de achar que não tem grandes habilidades ou ficar inseguro na hora de listar suas competências, certo?

Pesquise sobre os cursos técnicos

Agora que você já se conhece melhor, é hora de cruzar as descobertas com as informações sobre cursos técnicos e mercado de trabalho. Assim, você saberá quais são as alternativas que mais se relacionam com suas preferências e habilidades.

Você sabe quantas áreas de atuação e cursos técnicos existem? Sabe quais são os que estão em alta no mercado, os que têm melhores condições de trabalho ou os salários mais altos? Todas essas questões podem ser respondidas com pesquisa!

Converse com profissionais que já estão no mercado

Agora que você provavelmente já tem uma ideia sobre as áreas em que poderia seguir carreira, converse com profissionais dessas profissões e descubra quais são os desafios e os aspectos positivos de cada carreira. Assim, você pode ajustar suas expectativas quanto ao futuro, evitando possíveis decepções.

O que deve ser avaliado ao escolher uma escola técnica?

A infraestrutura da instituição

A infraestrutura da escola técnica é um fator para o qual você precisa se atentar durante sua escolha. Pois, o ambiente em que um aluno estuda influencia diretamente em seu rendimento. Dessa forma, é fundamental que as instituições possuam salas de aula iluminadas, ventiladas e espaçosas. Além de possuir laboratórios equipados para as aulas práticas de determinados cursos técnicos, como o de enfermagem.

As referências da escola técnica

Na hora de escolher uma escola técnica existem alguns elementos que devem ser considerados. Entre os principais, podemos destacar a qualidade da organização onde a aula é ofertada.

Para identificar esse fator, você pode pesquisar as opiniões dos ex-alunos sobre a escola em que se formaram. Pois estudantes satisfeitos são o melhor sinal de que a instituição exerce com seriedade um trabalho significativo. Como outra alternativa para verificar as referências, você pode ler as avaliações da instituição no Facebook.

A tradição no mercado

Dê preferência para as escolas que possuem tradição no mercado, pois para estar em funcionamento há mais de 20 anos, por exemplo, é preciso que a instituição tenha se readaptado às necessidades do mercado.

Além disso, é importante ressaltar que as escolas que se consolidaram como referência são as que fornecem a melhor formação possível para os seus alunos, garantindo que os recém-formados estejam preparados para qualquer situação no mercado de trabalho.

O custo-benefício

Além de analisar todos os itens descritos, antes de escolher a escola técnica ideal, você deve considerar o valor das mensalidades. Confira se o preço cobrado pela instituição de ensino cabe em seu orçamento. Afinal, se você não puder pagar o preço cobrado pela organização, de nada vai adiantar ter escolhido a escola ideal, não é mesmo?

Agora que você já sabe como escolher a escola técnica ideal, que tal entrar em contato com a gente e descobrir quais são os cursos técnicos que oferecemos? Aproveite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content