fbpx

Como ganhar mais e ter mais oportunidades na carreira?

Provavelmente, você já se questionou sobre como ganhar mais dinheiro, conseguir um emprego melhor, se destacar no ambiente de trabalho e ter uma carreira verdadeiramente satisfatória, não é mesmo? Pois saiba que não é o único a ter essas dúvidas.

Todos os dias, muitas pessoas buscam alternativas para solucioná-las e, assim, alcançar um futuro profissional e um rendimento mensal que as permita ter mais qualidade de vida e atuar naquilo que realmente gostam.

Pensando nisso, no post de hoje, reunimos algumas dicas indispensáveis que vão ajudar você nessa missão de trilhar seu caminho para o sucesso. Acompanhe!

Determine seus objetivos profissionais

A primeira dica é bastante simples: faça um exercício de autoconhecimento e avalie quais são, de fato, seus objetivos profissionais. Isso porque, além de um melhor retorno financeiro, é preciso pensar na sua realização profissional.

Afinal, manter-se em um emprego no qual não há possibilidade de evolução, de aprendizado e de desenvolvimento de carreira pode ser (e será) um fator de estagnação e causa de constante insatisfação, especialmente no longo prazo. Portanto, ao analisar o que se deseja alcançar, considere as seguintes questões.

  • Estou atuando com o que quero? Se sim, quais competências preciso desenvolver para me destacar e conquistar promoções, aumentos e, quem sabe, novos cargos?

  • Minha ocupação atual é temporária? Penso em me capacitar para explorar o mercado de trabalho e conseguir novos ofícios que me proporcionem tanto uma renda maior quanto novas oportunidades?

A partir dessas perguntas será possível traçar estratégias para o seu futuro, seja com o objetivo de continuar na empresa em que se encontra, seja visando mudar de carreira — e se preparar financeiramente, caso decida por uma transição que envolva uma maior qualificação.

Invista na sua capacitação

Como mencionamos, a capacitação é o principal caminho para estabelecer uma carreira e, claro, ganhar mais. O motivo disso é que o mercado de trabalho está em contínua atualização e, a cada dia, busca por profissionais não apenas versáteis, mas que tenham sede de aprimorar seus conhecimentos.

E como fazer isso? Por meio de cursos (de idiomas, informática etc.), de treinamentos, de workshops e de oficinas que desenvolvam as técnicas e habilidades que você possui. Além disso, é indispensável buscar se especializar, tanto com uma graduação quanto com um curso técnico.

Esta última opção, inclusive, é ainda mais indicada para quem deseja mudar de área; se profissionalizar em outro campo de atuação, como enfermagem, radiologia, ou administração em um período reduzido de até dois anos; e iniciar uma carreira com a qual se identifique e se sinta realizado.

Aposte no networking

Além das dicas anteriores sobre como ganhar mais e conquistar novas oportunidades, há outra que muitos profissionais conhecem, mas poucos realmente praticam no dia a dia: o networking. Essa expressão em inglês, que nada mais é do que criar, manter e ampliar uma rede de contatos, pode ser a chave para uma guinada na sua carreira.

“Mas como assim?”, você deve estar se perguntando. Para entender o efeito dessa palavra basta identificar aquele colega de trabalho que, em pouco tempo, conseguiu ser promovido ou recebeu uma proposta para atuar em outro local.

Isso acontece não apenas devido às competências que ele possui, à proatividade ou ao empenho no ambiente de trabalho. Apesar de todas essas características serem importantes, há outra que é fundamental para que ele se sobressaia entre os demais: a boa capacidade de se relacionar.

Com ela, essa pessoa consegue receber mais indicações, é avisada antecipadamente sobre novas possibilidades de emprego, convidada para parcerias e novas apostas no mercado, entre outras opções. Portanto, não deixe de investir no networking, especialmente em eventos, feiras, reuniões e afins, e, desse modo, estabelecer ligações com outros profissionais que possam abrir portas para você em um futuro não tão distante.

Aumente sua produtividade

Outra sugestão útil e eficaz é aumentar a sua produtividade. A razão para isso é que colaboradores que rendem mais no ambiente de trabalho tendem, naturalmente, a se destacar e chamar a atenção dos supervisores.

Dessa forma, se tornam não apenas um modelo a ser seguido dentro do setor, como também alcançam bonificações, premiações e, inclusive, são promovidos com mais facilidade. E acredite: ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma tarefa difícil de se concretizar. Para tanto, você precisa aprender a gerenciar e otimizar o seu tempo.

Como? Por meio de uma lista de tarefas que indiquem suas obrigações do dia em ordem de prioridade, evitando distrações que diminuam seu desempenho e atenção, planejando-se para não deixar prazos serem vencidos e bater as metas estipuladas.

Além disso, é crucial desenvolver uma maior capacidade de organização, principalmente na sua área de trabalho, e evitar assumir mais funções do que, de fato, você pode manejar para não se sobrecarregar e acabar realizando um serviço aquém do ideal — algo que pode minar a confiança do seu gestor em você.

Evite conflitos internos

Por fim, mas não menos importante, saiba evitar conflitos internos que possam acontecer na empresa. Por mais óbvia que pareça, essa é uma dica que muitas pessoas não sabem como desenvolver no âmbito profissional.

E por que ela é tão importante? Basicamente porque qualquer ambiente de trabalho precisa de harmonia entre os colaboradores. Caso contrário, os atritos entre um e outro indivíduo podem afetar o diálogo entre os funcionários do grupo, a cooperação e, principalmente, os resultados do setor.

E isso pode se agravar mais quando você está diretamente envolvido, uma vez que situações conflituosas prejudicam o desempenho e a capacidade de concentração, reduzem a produtividade e minimizam as chances de se estabelecer um bom networking — já que a sua imagem profissional fica abalada.

Em vista disso, para garantir um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e chefes e não minar as oportunidades no trabalho, adote uma postura séria, ética e respeitosa!

Gostou das nossas dicas sobre como ganhar mais e crescer na carreira? Então, já sabe: não deixe de segui-las e investir no seu futuro profissional! E se você quiser saber mais sobre como se capacitar por meio de um curso técnico, assine já a nossa newsletter e fique por dentro de todos os detalhes!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content