fbpx

Como melhorar suas chances de entrar no mercado de trabalho

Um emprego melhor, com um bom salário e possibilidade de crescimento na carreira é o sonho de muita gente, não é mesmo? A boa notícia é que isso não precisa ser apenas um sonho. Às vezes pode não parecer fácil, mas existem algumas ações simples que ajudam a entrar no mercado de trabalho de forma muito mais eficiente e promissora.

É claro que as competências profissionais e as habilidades técnicas exigidas em cada cargo ou profissão são importantes, mas nem sempre suficientes. Algumas atitudes no dia a dia, como uso estratégico das redes sociais e bons relacionamentos, aumentam as chances de você se inserir no mercado de trabalho.

Pensando nisso, separamos as atitudes mais importantes e que vão abrir as oportunidades de emprego para você. Confira!

Invista em cursos para obter qualificação

Aprender sempre deve ser um verdadeiro lema para quem deseja ser um bom profissional. Para crescer profissionalmente, é importante não estagnar e o mercado de trabalho está muito atento a isso. Por isso, é fundamental se especializar em sua área de atuação e se manter atualizado.

Estude, pesquise, faça cursos, frequente palestras e workshops. Existem diversas maneiras de se qualificar. Se, por exemplo, não for possível no momento fazer uma graduação no curso dos seus sonhos, invista em um curso técnico. Além dos cursos técnicos serem mais acessíveis financeiramente e com um período de duração menor, eles ajudam a entrar mais rapidamente em um trabalho qualificado.

Além disso, ao investir na sua formação, você adquire uma especialidade. Isso significa que você terá uma profissão que permitirá construir uma carreira e consequentemente você terá salários mais altos e garantirá a empregabilidade no futuro.

Capriche no currículo para passar uma boa imagem

O currículo funciona como um cartão de visitas. Muitas vezes ele será a primeira forma de conhecimento que o mercado terá de você. Portanto, capriche. Mantenha-o atualizado e fácil de ser compreendido visualmente. Tenha cuidado também com os deslizes no português e lembre-se: nunca minta no currículo.

Mesmo quem está no início da carreira ou começando a entrar no mercado, é importante se atentar a essas dicas. Você pode incrementar o currículo com os cursos de qualificação profissional ou com experiências e projetos pessoais relevantes para a profissão.

Trabalhos voluntários na área de atuação, por exemplo, proporcionam experiência, aprendizado, demonstram seu interesse e dedicação e, ainda, se tornam um diferencial no currículo.

Utilize as tecnologias para se destacar

Não é preciso ser um expert em tecnologia para saber usá-la a seu favor. Hoje em dia, é raro quem não use redes sociais como Facebook e Instagram, não é verdade? Pois saiba que esse é um modo simples e fácil de utilizar a tecnologia para crescer profissionalmente.

Muitas empresas têm como prática pesquisar o perfil de candidatos nas redes sociais. Considere como uma oportunidade para se destacar, mostrando suas potencialidades e o que você tem de melhor. E lembre-se: bom senso nunca é demais. Fique atento com o que posta e cuide de sua imagem.

Há também as redes profissionais, como o LinkedIn, em que é possível trocar experiências profissionais, expor seu currículo e fazer contatos com pessoas da mesma área ou interesse. Sendo assim, essa rede é um excelente meio para quem quer entrar no mercado de trabalho.

Além disso, você pode criar seu perfil em sites de empregos. Assim, as empresas conhecem o seu currículo e você se mantém informado das vagas disponíveis. Portanto, procure sempre aprender as novas tecnologias, pois o mercado reconhecerá que você está antenado nas tendências.

Mantenha boas relações para criar oportunidades

Uma forma muito eficaz para se inserir no mercado de trabalho é o chamado networking. Conheça pessoas, aumente sua rede de contatos e crie bons relacionamentos interpessoais.

As redes sociais que mencionamos são ótimas para isso, se usadas com cuidado e estratégia. Frequentar cursos e palestras também ajuda a conhecer pessoas da sua área e a criar contatos. Grupos de debates sobre assuntos relacionados à sua profissão e fóruns na internet (olha a tecnologia aí de novo!) também são ótimos para trocar experiências e conhecimento.

Tudo isso ajuda a criar oportunidades, aumentando suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Pesquise antes de entrar no mercado de trabalho

Temos que concordar que entrar em um terreno que você não conhece pode ser perigoso, certo? Assim, conhecer bem sua área profissional, os cargos e o mercado de trabalho é fundamental. Além de ampliar o conhecimento sobre sua área, isso permite que você se desenvolva profissionalmente de modo focado e estratégico.

Fique atento às exigências e tendências do mercado e pense nas diferentes possibilidades de atuação profissional que a área de seu interesse permite. Além disso, entenda como o mercado valoriza a profissão e fornece possibilidades de emprego. Profissionais da saúde, como a Enfermagem, por exemplo, são indispensáveis mesmo em tempos de crise econômica, garantindo a empregabilidade no futuro e ao longo da carreira.

Portanto, pesquisar sobre o mercado de trabalho e saber como ele influencia na sua profissão aumentará suas chances de encontrar um emprego melhor de acordo com os seus interesses.

Estabeleça metas para manter o foco

Estimular a autoconfiança e manter a persistência — acredite! — vão aumentar suas chances de se inserir no mercado, pois otimismo e determinação são fundamentais. Para facilitar esse processo, estabeleça metas e estratégias profissionais. Elas ajudarão a superar possíveis adversidades e a manter o foco nas prioridades.

Uma dica é tomar conhecimento de suas potencialidades e de suas fraquezas. Assim você saberá no que precisa investir com mais urgência e como explorar seus pontos fortes. Defina também um plano para construir sua carreira e dê um passo de cada vez, seguindo cada meta.

Uma estratégia, por exemplo, é iniciar um curso técnico, depois fazer uma faculdade, em seguida investir em especializações, e assim por diante. Desse modo, além de entrar no mercado mais rapidamente, as garantias de você se manter nele também aumentam.

Para conseguir um emprego melhor e exercer sua vocação, é preciso muita determinação e competência. Mas, como vimos, com algumas práticas simples é possível tornar esse processo mais eficaz e rápido.

Agora você se sente mais preparado para entrar no mercado de trabalho? Qual dessas ações você já coloca em prática? Deixe um comentário no post e conte para nós!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content