fbpx

Como posso conciliar trabalho e estudo sem me estressar?

Hoje em dia, muitas pessoas não podem se dar ao luxo de apenas estudar. Na maioria dos casos, elas precisam do trabalho, até mesmo, para poder pagar por um curso, seja ele técnico ou superior.

E para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho é imprescindível ter uma boa qualificação. Além disso, também é muito importante saber qual o perfil que se espera do profissional em determinada vaga, para que não se corra o risco de começar um curso e depois descobrir que ele não tem nada a ver com suas habilidades e expectativas.

Então, você decide fazer um curso para poder ter melhores chances de emprego. Porém, surge a dúvida: será que vai conseguir dar conta de tudo? Pois saiba que dá para conciliar trabalho e estudo sim! Trabalhar e estudar não é algo impossível. No entanto, é uma tarefa que requer dedicação, disposição e foco. Lembre-se que ambas são atividades importantes e que elas não devem competir entre si, mas, sim, complementar uma a outra.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos algumas dicas essenciais que vão ajudar você na hora de lidar com essa situação sem precisar se estressar. Confira!

Conheça suas finanças

Você deve colocar no papel o quanto você ganha e o quanto você gasta para saber qual quantia poderá ser dedicada às despesas com o estudo. Lembre-se que, além da mensalidade, você provavelmente também terá despesas com material e, dependendo do local, com transporte.

Se você não pode gastar muito com a mensalidade, por exemplo, um curso técnico pode ser uma boa opção. Ele ainda tem a vantagem de fazer com que você conquiste uma profissão, possibilitando conseguir um emprego melhor. Cursos técnicos são mais rápidos do que uma graduação.

Encontre um lugar adequado para os estudos

Em casa, separe um local onde você possa se concentrar para estudar. Esse lugar deve ser tranquilo e sem distrações. O ambiente deve  ser fresco e bem iluminado. Caso não more sozinho, avise às pessoas da casa que você começará a estudar para que elas evitem interrupções.

Prepare um calendário

Nesse calendário, você deve marcar as datas de entrega de atividades e de provas do curso e, também, prazos que você tenha com tarefas a cumprir no trabalho. O ideal é que você se organize para sempre ter tudo pronto, pelo menos, dois dias antes do limite final. Dessa forma, mesmo que aconteça algum imprevisto, você ainda terá um tempo para entregar as tarefas no prazo.

Você pode montar esse calendário em uma cartolina, por exemplo, e colocá-lo bem visível no seu local de estudos para que esteja sempre visualizando seus compromissos. Lembre-se ainda de marcar ocupações sociais às quais você sabe que não poderá faltar.

Organize uma rotina diária

Em uma agenda, planeje como será o seu dia, o horário do seu trabalho e o horário que será reservado para o estudo. Faça uma lista de todas as atividades a serem feitas naquele dia e em cada dia da semana.

Não esqueça de incluir o horário das refeições e estipule um horário para ir dormir. Ficar sem se alimentar ou ficar acordado madrugada adentro tentando estudar, e não dormir o suficiente, pode ser muito prejudicial ao seu aprendizado. Respeite seus limites! Caso contrário, você ficará muito cansado e acabará desistindo de tudo.

Os finais de semana podem ser um tempo valioso para se dedicar aos estudos. Organize uma rotina também para esses dias. Ademais, aprenda a priorizar tarefas na hora de organizar sua rotina diária. Veja quais são mais importantes e comece por elas. As prioridades entre trabalho e estudo podem mudar dependendo do dia, assim, você conseguirá um equilíbrio entre os dois.

Priorize as matérias

Na hora do estudo, dê mais atenção àquelas matérias nas quais você tem mais dificuldade. Essas devem ser aquelas que merecem mais atenção e estudo, principalmente, em época de provas. Portanto, nunca as deixe para depois.

Diga não

Aprenda a dizer não! Não assuma mais tarefas do que você será capaz de realizar. Você já tem bastante coisa com que se preocupar, então, pense se aquela obrigação é realmente essencial ou se você pode deixar que outra pessoa a realize.

Você também precisará aprender a deixar de lado alguns programas com os amigos, afinal, a prioridade agora é outra. Uma noitada no meio da semana, por exemplo, comprometerá ambos, trabalho e estudo!

Monte um grupo de estudos

Essa é uma boa opção para incentivar seus estudos. Além de um ajudar a tirar as dúvidas do outro, se você precisar faltar a alguma aula, seus colegas podem auxiliá-lo passando o conteúdo estudado e as tarefas que foram pedidas.

Tire vantagens da tecnologia

Aproveite seu celular, tablet ou notebook para estudar em lugares ou horários alternativos. Você pode gravar uma aula ou assistir a vídeos pela internet. 

Ao assistir a vídeos ou ler artigos online, certifique-se de que se tratam de sites confiáveis. Muitos conteúdos disponíveis estão desatualizados ou não trazem informação correta. Nesse sentido, se você perde muito tempo no trânsito, por exemplo, pode ir revendo as aulas ou pesquisando sobre os conteúdos estudados.

Tenha momentos de lazer

Não descuide dos momentos de lazer. Encontre os amigos e a família, e dê boas risadas. Esses momentos não podem tomar muito do seu tempo ou serem muito frequentes, mas são essenciais para que você relaxe um pouco. Sem eles, você não conseguirá manter a rotina de trabalho e estudo por muito tempo.

Dê uma relaxada também após o trabalho e antes de começar os estudos. Basta alguns minutos para seu cérebro entender que é hora de mudar o foco e aumentar sua concentração.

Consiga apoio

Contar com o apoio da família e dos amigos é essencial, pois, assim, eles compreenderão sua ausência em alguns eventos e também poderão assumir algumas das suas tarefas em casa, por exemplo.

Como você pode ver, com um pouco de organização e dedicação, você conseguirá conciliar trabalho e estudo sem grandes dificuldades, melhorará seu currículo e terá grandes chances de conquistar um emprego melhor.

Gostou desse artigo? Então, assine nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, mais dicas e informações relevantes!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content