Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Estar preparado para uma entrevista pode ser a peça-chave para conseguir um bom emprego. Para isso, é importante entender como encantar o entrevistador a partir das suas habilidades e conhecimentos reais.

Que tal acompanhar este post e descobrir 5 dicas incríveis de como se preparar para uma entrevista de emprego?

Busque o máximo de informações a respeito da empresa

É importante demonstrar seu interesse na empresa por meio da busca prévia de informações, assim você estará preparado para entender e acompanhar seus objetivos e feitos. Pesquise sobre:

• produtos ou serviços que a empresa oferece;

• localização e instalações;

• número de funcionários;

• a história do negócio, como surgiu e se desenvolveu;

• principais concorrentes;

• estratégias públicas já utilizadas;

• fatos envolvendo a empresa nos últimos anos.

Para que a sua pesquisa seja confiável, basta entrar em contato com a equipe de vendas, sem se identificar como candidato, e solicitar algum material da empresa, como catálogos, por exemplo. Além disso, é válido procurar no próprio site da empresa, nos perfis em redes sociais e acompanhar os canais de notícias locais.

Mantenha a calma

Uma das melhores formas de impressionar o entrevistador é demonstrar que você está seguro das suas habilidades e competências. Porém, para isso, você precisa estar calmo e confiante, sem exageros, é claro.

Estar calmo ajuda a ser mais analítico, a prestar atenção ao que é dito e, principalmente, a demonstrar suas ideias com clareza. Sabemos que pode ser difícil, especialmente se a vaga for algo que você deseja muito. No entanto, uma preparação adequada, com as informações certas memorizadas, tornará isso um pouco mais fácil.

Seja honesto e disposto a aprender

Honestidade e disposição para aprender são duas características bem-vistas pelos entrevistadores. A primeira demonstra o seu comprometimento em uma relação clara com a empresa, a segunda deixa explícito o quanto você está disposto a expandir suas habilidades.

Portanto, se você não for capaz de responder a alguma pergunta, se sentir em dúvida ou não conseguir desempenhar alguma dinâmica em grupo, não tente disfarçar. Seja honesto e peça mais informações abertamente, escute com atenção e aprenda com o que for dito.

Seja positivo e agradável

Habilidades técnicas e qualificações, apesar de muito importantes, não são as únicas consideradas no momento da entrevista. Portanto, se você quer o segredo de como se preparar para uma entrevista de emprego, saiba que ser positivo e agradável são dois meios para conquistar o entrevistador.

É preciso ter em mente que a empresa certamente procura por um profissional que consiga ser mais do que um executor de tarefas. É muito provável que essas características sejam observadas durante as dinâmicas em grupo.

Nesse ponto, o entrevistador observa aquelas pessoas que conseguem ser agradáveis, independentemente da atividade proposta, e otimistas, mesmo em frente a adversidades.

Não faça perguntas ou comentários inadequados

É importante e perfeitamente viável que você faça perguntas e tire suas dúvidas durante a seleção. No entanto, é preciso ter atenção para não realizar comentários e questionamentos que não se adequam à situação.

Evite estas perguntas:

• O que a empresa faz?

• Você não leu o currículo?

• Posso sair mais cedo?

• Quando serei promovido?

Lembre-se de que a entrevista é uma negociação. No momento em que a empresa estiver, de fato, interessada em você, ela fará uma oferta com todas as informações necessárias.

Agora que você já sabe como se preparar para uma entrevista de emprego, confira o nosso post sobre a importância da qualificação e como manter-se atualizado!