fbpx

Como um curso técnico aumenta suas chances de empregabilidade?

Com tantos profissionais disponíveis no mercado de trabalho, você não pode ser apenas mais um em busca de uma oportunidade. Mas o que você deve fazer? Como mostrar para o recrutador que é a escolha perfeita para aquela vaga de emprego?

Deixar seu currículo mais atraente é essencial em um mundo tão competitivo, além de aumentar as suas chances de conseguir um bom emprego. Nesse aspecto, fazer um curso técnico é a opção certa para que se destacar em meio à multidão.

A seguir, descubra informações valiosas sobre como um curso técnico ajudará você a conseguir seu espaço no mercado de trabalho.

O cenário atual

No Brasil, temos hoje um cenário que nos mostra um grande número de pessoas desempregadas e poucas vagas de emprego disponíveis.

Entretanto, existo um paradoxo no mercado de trabalho brasileiro. Por um lado, há pessoas com diplomas de cursos superiores, mas sem formação técnica e prática. Por outro lado, em muitas áreas, existem vagas de trabalho que não são preenchidas exatamente pela falta de profissionais com formação técnica e qualificados.

Áreas como saúde, tecnologia, segurança do trabalho, construção naval e mecatrônica são algumas das que mais procuram profissionais técnicos. Se você deseja se destacar, é justamente essa fatia do mercado que tem que procurar.

Com as constantes mudanças que vêm acontecendo, as empresas estão à procura de profissionais dedicados e dispostos a buscar continuamente atualizações profissionais e crescimento em suas carreiras.

O curso técnico

A sociedade, muitas vezes, ainda cobra do adolescente que, ao terminar o Ensino Médio, ingresse no Ensino Superior. Mas você não precisa aceitar isso como regra! Os cursos técnicos surgem como uma opção para aqueles que ainda não se decidiram pela graduação ou desejam ter um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Para aqueles que já têm uma ideia do que querem do futuro, o curso pode ser feito junto com o Ensino Médio, a partir do 2º ano, possibilitando uma inserção no mercado mais cedo ainda.

Esses cursos são responsáveis por proporcionar não somente um emprego, mas uma profissão. O curso técnico é o primeiro passo para que você alcance o sucesso na carreira que escolher.

Entretanto, não basta decidir por um curso só porque ele oferece muitas vagas de emprego ou porque costuma pagar um bom salário. Algumas coisas precisam ser levadas em consideração.

A escolha de uma boa escola técnica é essencial. Verifique se a escola possui boa estrutura, como laboratórios e biblioteca, e um corpo docente bem qualificado.

Antes de fazer a sua escolha, procure obter mais informações sobre o curso que você escolheu. Veja quais matérias você estudará e quais tipos de emprego você pode conseguir com aquele diploma. Um mesmo curso pode oferecer várias possibilidades.

Por fim, verifique qual é o perfil exigido para aqueles que desejam se qualificar naquela profissão. Não adianta você escolher um curso com o qual não tem a mínima afinidade. Você pode até conseguir um bom emprego, mas talvez não consiga ser feliz exercendo aquela profissão.

O curso técnico também é perfeito para quem já está empregado, mas precisa se atualizar e garantir o seu emprego. Também é indicado para aqueles que estão desempregados e procuram uma recolocação no mercado de trabalho e, ainda, para quem procura mudar de carreira ou simplesmente deseja ampliar as possibilidades no atual emprego.

Nesse caso, a procura deve ser por cursos que são do mesmo segmento. Se você já é um profissional da área de radiologia, que tal fazer um curso de enfermagem, por exemplo?

Não tenha medo de trabalhar e estudar, porque é perfeitamente possível conciliar o trabalho com o estudo.

As vantagens do curso técnico

São muitas as razões para você fazer um curso técnico. Conheça algumas delas:

Preços mais acessíveis

As mensalidades dos cursos técnicos são mais baratas que de cursos superiores, o que faz dele uma ótima opção para quem não tem como pagar por uma faculdade mas deseja se especializar em alguma área.

Cursos técnicos são mais rápidos

Normalmente, a duração de um curso técnico é de 1 a 2 anos, o que possibilita que o aluno consiga ingressar no mercado de trabalho mais rápido. Na verdade, muitos estudantes de cursos técnicos conseguem uma vaga no mercado de trabalho antes mesmo de terminarem o curso.

Aprendizagem focada

Os cursos técnicos são mais focados na área que você escolheu, aliando teoria com as atividades práticas. Esse é um grande diferencial em relação aos cursos superiores que costumam ser mais teóricos.

Bons salários

O salário de uma pessoa que possui uma formação costuma ser entre 20% a 40% mais alto em comparação com alguém que não possui esse tipo de formação. Às vezes, o salário de um técnico é até mais alto do que o de uma pessoa formada em um curso superior naquela mesma área.

Estágio 

Os cursos técnicos possibilitam a realização do estágio, fazendo com que o aluno vivencie sua profissão antes mesmo de se formar. Uma das vantagens do estágio é que muitas empresas costumam contratar definitivamente os estagiários que se destacam, por já saberem o que esperar daquele profissional.

Boa empregabilidade

Geralmente, de 70% a 90% dos alunos conseguem emprego na área escolhida em até um ano após o término do curso.

Além de serem muito valorizados pelo mercado de trabalho, os cursos técnicos facilitam a futura escolha de um curso superior. Afinal de contas, é muito fácil escolher que faculdade fazer quando já está inserido no mercado de trabalho ou já conhece melhor a área.

Como você pode ver, existem muitos motivos para fazer um curso técnico. Seja por ter um custo mais baixo e uma duração menor em comparação aos cursos superiores, ou por oferecerem uma excelente empregabilidade, você deixará seu currículo de acordo com o que as empresas estão procurando.

Não permita que outros candidatos passem na sua frente e fiquem com sua vaga! Pesquise e escolha logo um bom curso para fazer!

Agora que você viu as vantagens de um curso técnico, aproveite para descobrir por que não existe crise na área de enfermagem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content