fbpx

Como um curso técnico pode contribuir para sua formação? Entenda!

Você está à procura de uma forma de melhorar seu salário, crescer em sua carreira, ou de um emprego em outra área? Então, você não pode deixar de ler este post e descobrir como um curso técnico pode ajudar nessa busca!

Em um mercado tão competitivo como temos hoje e com o desemprego em alta, valorizar seu currículo é de extrema importância. Esse diferencial pode estar na sua formação, afinal, ter uma qualificação é uma excelente maneira de se destacar dos demais candidatos na hora de fazer uma entrevista.

Neste post, conheça o que é um curso técnico, entenda como o mercado de trabalho vê esses cursos e descubra quais são as grandes vantagens que eles podem oferecer. Boa leitura!

O que é um curso técnico?

O curso técnico é uma categoria do Sistema de Ensino Brasileiro que tem por objetivo preparar e qualificar o profissional para atuar no mercado de trabalho. Considerado de nível médio, ele pode ser cursado junto com o Ensino Médio ou após seu término — sendo necessário que o estudante tenha, no mínimo, 16 anos de idade.

São mais de 220 cursos distribuídos nas 13 áreas de conhecimento a seguir:

  • Ambiente e Saúde;
  • Controle de Processos Industriais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Você pode conhecer mais sobre os cursos existentes acessando o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Como está o mercado de trabalho para quem faz esse tipo de curso?

Devido a uma grande escassez de mão de obra qualificada, a procura por profissionais técnicos tem sido bastante intensa. Em alguns setores, chegam a sobrar vagas de trabalho por falta de candidatos qualificados!

As empresas precisam cada vez mais de profissionais especialistas no que fazem e a formação técnica vem ao encontro dessa necessidade.

A grande evolução tecnológica pela qual estamos passando tem feito com que profissionais com qualificação voltada para essa área sejam bastante valorizados. Existem outras áreas, como por exemplo a Enfermagem, que não costumam enfrentar crise e oferecem excelentes oportunidades de inserção no mercado.

Quais as vantagens de um curso técnico?

Mais do que conseguir um emprego, o objetivo de muitas pessoas é ter uma profissão. É possível unir em seu trabalho um bom salário e a satisfação de executar algo que goste, e fazer um curso técnico permite a realização desse sonho.

Além do fato dos profissionais técnicos estarem sendo bastante requisitados no mercado de trabalho, conheça, a seguir, outras vantagens que farão você decidir por esse tipo de curso.

Rápida duração

Não importa se você está em busca do seu primeiro emprego, se quer ter melhores oportunidades no que já tem, ou se deseja mudar completamente de carreira. É claro que você não quer esperar muito para poder ver as mudanças acontecendo em sua vida.

Esse tipo de curso é justamente o que você precisa, pois, enquanto um curso de graduação costuma durar entre 3 e 6 anos, um curso técnico pode levar meses ou, no máximo, 2 anos de duração. Isso permite uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.

Menor investimento financeiro

A possibilidade de investir muito dinheiro em um curso é uma dificuldade para muitas pessoas, e um curso técnico pode ser uma boa opção para conseguir uma boa economia.

Além das mensalidades cobradas pelos cursos serem, geralmente, menores do que as dos cursos de graduação, como eles têm menor duração, o valor total gasto para sua formação acaba sendo menor.

Maiores salários

Se você busca melhores salários, saiba que um profissional com curso técnico costuma ter um rendimento até 30% mais alto comparado com aqueles na mesma área que não possuem nenhuma qualificação, ou ainda com outros postos de trabalho que não a exigem.

Conteúdo prático

Outra vantagem oferecida pelos cursos técnicos em relação aos cursos superiores é que eles são mais práticos. Enquanto em uma graduação você tem um conteúdo mais abrangente e teórico, no curso técnico o currículo é mais específico e bastante prático.

Essa especialização em uma determinada área faz com que o conteúdo possa ser estudado mais a fundo. O estágio supervisionado é obrigatório em alguns cursos e permite que o estudante vivencie o dia a dia da profissão mesmo antes de se formar.

Empregabilidade

Fazer um curso técnico também aumenta suas chances de empregabilidade. Cerca de 70% dos profissionais formados conseguem um emprego em sua área em menos de um ano após a conclusão do curso.

Por que é importante procurar por uma instituição de ensino de qualidade?

Buscar uma boa escola para sua formação é fundamental para que você não caia em armadilhas, perca dinheiro e ganhe aborrecimentos.

Em primeiro lugar, verifique se os cursos oferecidos por aquela escola são reconhecidos pelo MEC. Isso é importante para que seu certificado tenha validade e reconhecimento, e não seja apenas um cursinho que não terá valor no mercado de trabalho.

Conheça como é a infraestrutura da escola. Tenha certeza de que ela tem biblioteca e laboratórios que permitirão que você tenha aulas práticas e que realmente aprenda o que está estudando.

Procure saber se o corpo docente é composto por professores com qualificação e grande experiência, assim você terá certeza de que o curso será de qualidade.

As escolas que se preocupam em oferecer bons cursos garantirão que você seja um profissional com a habilidade e segurança necessárias na hora de exercer sua profissão.

Como você pode ver, são muitas as vantagens oferecidas por um curso técnico. Muitos jovens acabam parando de estudar após o Ensino Médio, pois precisam trabalhar. Entretanto, isso faz com que fiquem estagnados profissionalmente.

Um curso técnico proporciona a possibilidade da sua realização pessoal e profissional. Se você está em busca de mais e melhores oportunidades de emprego, ou simplesmente quer crescer em sua carreira, basta escolher um curso que seja adequado ao seu perfil, e começar a mudar sua vida!

Ficou interessado e quer saber mais? Então, entre em contato conosco e conheça nossa estrutura e os cursos técnicos que oferecemos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content