Confira com organizar um bom ambiente de estudo em casa

Não importa qual seja a sua idade e o ciclo educacional que você está cursando: Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Graduação. A prática de estudos é um hábito que não se restringe à sala de aula.

Para um melhor aproveitamento, é recomendável que o aluno separe um momento do seu dia para revisar os conteúdos. Por outro lado, não basta se jogar no sofá e abrir as apostilas, enquanto seus familiares desejam assistir ao filme que acabou de começar na TV.

É preciso se preocupar em encontrar um local adequado para essa atividade. A seguir, nós apresentamos alguns fatores que você precisa levar em conta na hora de planejar esse espaço. Quer ter um ambiente de estudo nota 10? Então acompanhe nossas dicas!

Mantenha o ambiente bem iluminado e silencioso

Está pensando em montar um ambiente de estudo? A primeira dica é que o cantinho da casa seja bem iluminado. Se você tem o hábito de estudar de dia, uma ampla janela pode bastar.

Mas se você faz parte do grupo que revisa os conteúdos durante a noite, depois de um dia estressante de trabalho, providencie lâmpadas ou luminárias que não sejam nem tão fortes, nem muito fracas. Na ausência de luz natural, você deve conseguir ler todos os textos e exercícios. Estudar em locais escuros pode prejudicar a sua visão.

Também é importante que o local escolhido seja silencioso e proporcione privacidade ao estudante. Nessa hora, vale solicitar a colaboração de sua família, para que eles não o interrompam sem necessidade, especialmente às vésperas de uma prova importante.

Seja minimamente organizado

A segunda dica para fazer com que o estudo em casa seja proveitoso é organização. Em sua mesa, mantenha somente os objetos necessários para a prática das atividades acadêmicas.

Para quem usa livros ou apostilas impressas, uma sugestão é separá-los por disciplina, na estante ou em gavetas. O importante é que você saiba onde encontrá-los sempre que precisar deles: nada de deixar seu material espalhado pela casa!

Providencie um computador conectado à internet

Em tempos onde a tecnologia passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, é absolutamente natural que os novos recursos sejam incorporados ao processo de ensino-aprendizagem, transformando-o.

Para quem faz um curso presencial, a internet pode servir como um complemento ao material didático oficial. Na rede mundial, é possível assistir a videoaulas, além de inúmeras outras apostilas gratuitas. Finalmente, o estudante consegue baixar provas anteriores dos principais vestibulares e também do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Se possuir um computador conectado com a internet beneficia quem frequenta a sala de aula convencional, a tecnologia é ainda mais útil para quem se matricula em uma graduação a distância, que oferece como grande diferencial a flexibilidade. Em outras palavras, o aluno pode acessar os conteúdos no instante em que for mais conveniente.

Vale o lembrete, porém, que a opção por essa modalidade não torna o caminho até o diploma mais fácil: há uma série de exigências e obrigações a cumprir, assim como quem frequenta o ensino presencial.

Por último, recomenda-se que você deixe ao seu lado pelo menos uma garrafa d’água, frutas para alimentar e deixe de lado o aparelho celular. Manter o corpo bem alimentado e hidratado também se reflete positivamente sobre o desempenho, além de evitar que você tenha que se ausentar toda hora para ir à cozinha.

Percebeu como manter um bom ambiente de estudo pode motivá-lo a cumprir suas metas? Compartilhe este post em suas redes para ajudar outros alunos com o mesmo objetivo!