Conheça 4 vantagens de fazer graduação a distância

Com a correria do dia a dia, às vezes fica difícil pensar em estudar, não é mesmo? Mas essa aflição tem solução. Uma das opções é a graduação a distância, a modalidade de Ensino Superior que mais cresce no Brasil.

Nesse modelo, você estuda em casa e receberá um conteúdo de qualidade, pois as universidades vêm num esforço contínuo para oferecer ao aluno o mesmo conteúdo dos cursos presenciais, com as mesmas dificuldades e níveis conceituais, o que acaba beneficiando – e muito! – o estudante.

A ideia é criar um ambiente acadêmico para o aluno mesmo ele não estando em uma sala de aula, ou seja, com todo o amparo como se estivesse na universidade pessoalmente.

No entanto, os benefícios vão além disso, pois há outros fatores que influenciam diretamente nos cursos a distância, assim como nos cursos técnicos, que também têm ampla vantagem do ponto de vista gerencial, tanto de tempo quanto de atividades.

Ainda está ponderando se deve apostar nessa jornada? Então veja, a seguir, algumas vantagens dessa modalidade acadêmica que ajudarão na decisão!

1. Flexibilidade de tempo

Talvez esse seja o fator predominante quando se fala em benefícios da educação a distância em detrimento da faculdade tradicional.

Nessa modalidade de ensino, o aluno tem total liberdade para determinar o seu próprio horário de estudo, o que oportuniza que ele possa intercalar a atividade perfeitamente com a carga horário do trabalho, por exemplo.

Justamente essa flexibilização fez com que aumentasse significativamente o número de estudantes, por conta da oportunidade de gerir o tempo e os afazeres de maneira mais confortável, sem compromissos com horário ou local determinados.

2. Diferencial financeiro

Outro grande atrativo da graduação a distância é o valor do investimento. Por não utilizar as dependências da instituição, o custo do curso geralmente é mais baixo se comparado aos presenciais, o que dá uma mão no orçamento.

Como os cursos são a distância, você pode optar por uma universidade distante, até mesmo, do seu estado, mas que apresente as características que você procura para a sua graduação, inclusive o preço.

E a economia vai além. Com a graduação a distância, você pode estudar em qualquer lugar, ou seja, não terá o custo relacionado ao transporte até a universidade ou à alimentação, o que certamente dá um alívio ao bolso.

3. Validade garantida

Para que possam ter o diploma reconhecido, as universidades precisam da autorização do Ministério da Educação para ministrar aulas de Ensino Superior a distância no país. Portanto, garantem aos estudantes a validação do diploma como os cursos presenciais, ou seja, têm a mesma legitimidade dos cursos tradicionais.

É sempre bom verificar se a universidade escolhida atende a esse requisito pois, assim como há instituições idôneas, há outras que usam da má-fé, portanto, é preciso ficar de olho.

4. Conteúdo sempre disponível

Enquanto na faculdade tradicional, você anota tudo durante as aulas, no ensino a distância, você terá sempre disponível a apostila completa para consulta, o que facilita muito na fixação do conteúdo sem perder nenhum detalhe.

Bateu aquela dúvida? É só consultar o material. Mais simples, não?

Viu como pode ser vantajoso investir na graduação a distância? Há diversos cursos para escolher e, com certeza, um deles se encaixará perfeitamente nas suas necessidades!

Além da graduação, já pensou também em fazer um curso técnico? Informe-se para começar já e entrar o mais rápido possível no mercado de trabalho!