fbpx

Conheça os 4 cursos técnicos com maior empregabilidade no Brasil

Você está entrando no mercado de trabalho ou procurando por uma qualificação para ter melhores oportunidades? Então, você precisa conhecer quais são os cursos técnicos com maior empregabilidade no país.

Hoje, muitos profissionais estão procurando por uma vaga de trabalho e, para que você não seja apenas mais um, ter um diferencial é fundamental. Além disso, as empresas estão justamente procurando por profissionais que sejam especialistas em suas áreas de atuação.

Neste artigo, vamos te contar como anda o mercado de trabalho quais são as vantagens que um curso técnico pode proporcionar e 4 áreas técnicas que oferecem mais oportunidades de emprego. Você não pode deixar de ler!

Como está o mercado de trabalho?

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia 13,1 milhões de brasileiros desempregados em fevereiro de 2018, mas para muitos deles a história poderia ser diferente se eles tivessem algum tipo de qualificação técnica.

Encontrar profissionais com habilidades técnicas é uma das maiores dificuldades das empresas. A demanda de mão de obra qualificada em alguns setores é tão grande que chega a sobrar vagas de emprego por falta de profissionais qualificados.

Diante desse cenário, fazer um curso técnico de qualidade é uma excelente opção para quem está procurando seu primeiro emprego ou para quem está precisando de uma qualificação para manter o emprego ou conseguir um cargo melhor.

Quais as vantagens de um curso técnico?

O principal objetivo desse tipo de curso é preparar os profissionais para serem bem sucedidos em seus empregos. Eles oferecem, além da teoria, muita prática e exigem um estágio supervisionado obrigatório, que garante que o aluno já adquira experiência na área durante o curso.

São cursos de nível médio e sua duração varia de 12 a 24 meses. A vantagem é poder cursar um técnico concomitantemente com o ensino médio, agilizando a transição entre escola e mercado de trabalho.

O valor também é outro atrativo, já que é bem mais acessível do que o dos cursos de graduação. Além disso, os cursos superiores têm maior duração e são mais generalistas e teóricos na contramão da necessidade do mercado, que procura pela mão de obra técnica. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo IBOPE mostrou que 70% dos profissionais que terminam um curso técnico conseguem uma vaga de trabalho em até um ano após a sua conclusão.

Os salários também são atrativos e chegam a ser até 30% mais altos comparados com aqueles de profissionais que não possuem nenhuma qualificação técnica. Em alguns casos são mais altos até do que daqueles formados em cursos superiores. Se tiver um segundo idioma então, melhor ainda!

Mas não se deixe levar somente pelos bons salários ou pela alta oferta de emprego. Lembre-se que será o seu trabalho e, acima de tudo, você tem que gostar do que faz e ter o perfil necessário para exercer tal função.

Quais são os cursos técnicos com maior empregabilidade?

Algumas áreas estão em constante expansão. É o caso do açúcar e do álcool, da saúde, do meio ambiente e da tecnologia, que está em constante inovação. Confira os 4 dos cursos que oferecem mais vagas de trabalho no atual momento econômico do país.

1. Curso Técnico em Enfermagem

O curso de enfermagem tem 1.800 horas de duração, já incluídos a carga horária de estágio, e o aluno terá além de matérias voltadas para o estudo da anatomia e fisiologia, disciplinas voltadas para a área de humanas como psicologia aplicada à enfermagem, filosofia e relações humanas.

O profissional técnico em enfermagem será responsável por auxiliar na prevenção, recuperação e reabilitação dos pacientes, prepará-los para os procedimentos médicos e prestar assistência aos enfermeiros. Também terá a função de aplicar as normas de biossegurança.

Poderá atuar em hospitais, centros de saúde, clínicas, centros de diagnósticos por imagem, laboratórios, asilos e organizações militares. Além das muitas oportunidades de trabalho, o curso oferece a possibilidade de especialização técnica em diversas áreas.

2. Curso Técnico em Meio Ambiente

Com 1.200 horas de duração, oferece ao aluno matérias voltadas para a área de exatas, como física, matemática e estatística e para a área de biológicas, como poluição e educação ambiental, controle da poluição e seus impactos, além de saúde pública.

Depois de formado, o profissional poderá trabalhar em instituições de pesquisa e extensão rural, estações de tratamento de resíduos, empresas de licenciamento ambiental, cooperativas e associações.

Dentre suas funções podemos destacar coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais, elaborar relatórios e estudos ambientais, e executar sistemas de gestão ambiental.

3. Curso Técnico em Administração

A grande vantagem desse curso é que o profissional técnico em administração pode encontrar vagas de emprego em organizações públicas e privadas de todos os ramos de atuação, o que amplia muito as oportunidades de emprego.

O curso técnico em administração possui 1.000 horas de duração. O aluno formado terá a função de executar operações relativas a protocolos e arquivos, operar sistemas de informações gerenciais de pessoas e materiais, além de outras funções administrativas.

4. Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Com o currículo voltado para a avaliação e o controle dos riscos de acidentes, durante as 1.200 horas de curso, o aluno aprenderá a elaborar e implantar planos de emergência e urgência, além de aprender noções de primeiros socorros e normas de segurança.

As áreas de atuações são as mais diversas, podendo trabalhar em indústrias, hospitais, instituições de ensino, portos, aeroportos, fábricas de equipamentos de segurança e empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho.

Algumas funções desse profissional são identificar os fatores de risco e realizar orientações sobre as medidas para evitá-los, e também indicar, solicitar e inspecionar os equipamentos de proteção contra incêndio.

Como vimos, o mercado de trabalho esta à procura de profissionais técnicos e especialistas em suas funções, e esse é o grande diferencial que você pode ter em relação a tantos outros candidatos na hora de procurar um emprego.

Agora que você conhece 4 dos cursos técnicos com maior empregabilidade no país e um pouco do que é o dia a dia dos profissionais formados nessas áreas, ficou interessado em fazer um curso técnico? Está no ensino médio e pensando em começar um curso técnico? Então, não deixe de ler o artigo ”Devo fazer cursos técnicos durante o Ensino Médio?”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content