fbpx

Curso de radiologia: 10 oportunidades e portas que o curso abre!

Você é daqueles que acham que o curso de radiologia só te dará oportunidades de trabalho em hospitais e clínicas? Saiba que você não é o único e que esse é um erro muito comum.

Fazer um curso técnico deixará o seu currículo mais interessante e te ajudará a conseguir um emprego melhor.

Leia este artigo e descubra as diversas oportunidades que este curso pode te oferecer.

A área da Radiologia

Essa é uma área que está em crescente expansão devido ao aumento de procura no setor da saúde por exames de imagem e à popularização dos convênios médicos nos últimos anos. Além disso, tem sido crescente o uso de processos radiológicos em várias áreas da indústria.

Para exercer a profissão, o interessado tem que ter o Ensino Médio completo e, no mínimo, 18 anos de idade. Também deve fazer um curso técnico ou tecnólogo em Radiologia e, após o término da formação, obter o seu registro junto ao Conselho Regional de Técnicos em Radiologia.

O profissional formado poderá atuar nas especialidades a seguir:

  • diagnóstico de imagens;
  • radiologia industrial;
  • medicina nuclear;
  • radioterapia.

O perfil desse profissional traz algumas exigências, como saber trabalhar em equipe, lidar bem com pessoas de todas as idades, responder positivamente a situações inesperadas, ter responsabilidade, autoconfiança e segurança para tomar decisões.

O curso de Radiologia

Se você deseja fazer um curso para melhorar as suas possibilidades de emprego e ampliar seus horizontes, mas não tem muito dinheiro para investir nos estudos, essa é uma boa escolha, pois este é um curso relativamente barato considerando outras formações na área da saúde.

O curso Técnico em Radiologia é de nível médio e tem duração de aproximadamente dois anos. São 1.200 horas de curso e 400 horas de estágio obrigatório e é bastante voltado para a área prática.

Já o curso Tecnólogo em Radiologia é de nível superior e tem duração de três anos, aproximadamente. Ele permite que se faça cursos de especializações e pós-graduação após seu término.

Ambos os cursos possuem disciplinas voltadas para as áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas.

Como é focado na área médica, o aluno aprende sobre Anatomia e Fisiologia, além de estudar disciplinas voltadas para o lado humano, como psicologia aplicada, interação com o paciente e noções de enfermagem.

O estudante aprende também sobre  o funcionamento dos equipamentos radiológicos e sobre a Física das Radiações, em que estudará as propriedades da radiação.

Visando a segurança dos pacientes e dos profissionais da área, existem ainda disciplinas que focam nos cuidados a serem tomados, como Radioproteção, Biossegurança e Legislação Radiológica.

O que faz um técnico em Radiologia

A principal atividade do técnico em radiologia é preparar e operar equipamentos de diagnóstico por imagem.

Porém, ele também é responsável por preparar o paciente e a sala de realização de exames, processamento dos filmes radiológicos, preparo de soluções químicas, utilização de meios de contraste radiológico, auxílio na realização de procedimentos de radioterapia e medicina nuclear, assim como pelo cuidado com as normas de radioproteção.

O salário do técnico em Radiologia

O salário pode variar de acordo com o tamanho da empresa e com a experiência do profissional.Conforme a Lei 7394/85 o  salário mínimo dos profissionais técnicos em radiologia será equivalente a 2 (dois) salários mínimos profissionais da região, incidindo sobre esses vencimentos um acréscimo de 40% (quarenta por cento) de risco de vida e insalubridade. Esse salário é o mínimo previsto para quem não tem convenções ou acordos coletivos. Nos valores atuais (dezembro/2017) o piso mínimo é de R$ 2623,60.

Devido ao risco da exposição aos raios X, esse profissional também tem direito a uma aposentadoria especial, sendo necessários 25 anos de trabalho na atividade e sem uma idade mínima para que o benefício seja concedido.

As oportunidades de trabalho

Embora a grande maioria das vagas de trabalho esteja ligada à área da saúde, o técnico em radiologia pode encontrar emprego nas áreas mais variadas. Veremos a seguir algumas possibilidades:

1. Na Medicina

Em hospitais, clínicas de radiologia ou de odontologia, o técnico será responsável por exames de raio-X, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e outros, que ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo.

2. Na Medicina Veterinária

A procura por esse tipo de exames acontecia mais para animais de grande porte, entretanto, a demanda por exames de imagem para animais de pequeno porte cresceu bastante nos últimos anos.

3. Na Engenharia 

A radiologia na Engenharia Aeronáutica é usada para rastrear a fuselagem de aeronaves com a função de encontrar e corrigir defeitos na construção de aviões. Já na Engenharia Civil, ela serve para rastrear estruturas metálicas que estão escondidas atrás de paredes ou sob pisos.

4. Na Mineração 

Na área da Mineração, ela serve para que sejam encontradas jazidas de minério sem que precisem ser feitas grandes escavações.

5. No Setor Petrolífero

Esse setor utiliza a radiologia industrial na perfilagem de poços de petróleo e gás.

6. Na indústria alimentícia

Alguns processos radiológicos são utilizados na pasteurização, esterilização e na conservação de vários alimentos.

7. Na indústria farmacêutica

Na área farmacêutica, a radiologia é usada para esterilizar alguns medicamentos.

8. Na indústria cosmética

A radiação é usada para eliminar fungos e bactérias que possam contaminar os produtos.

9. Na área da segurança

O profissional pode encontrar vagas de trabalho em portos, aeroportos ou aduanas, onde a radiologia é usada para detectar armas, drogas ou substâncias perigosas.

10. Em centros de pesquisa

O profissional poderá trabalhar em estudos que visem proporcionar uma melhoria na qualidade das imagens e na segurança dos aparelhos utilizados.

Existe, ainda, a possibilidade de vagas na indústria de papel e celulose, nas indústrias de equipamentos radiológicos, na indústria naval, automobilística, na medicina forense e em laboratórios.

Como você pode ver, as vantagens em fazer um curso técnico são muitas, proporcionando a possibilidade de conseguir um emprego com salário melhor e realização profissional.

Quer saber mais algum detalhe sobre o curso? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em responder todas as suas perguntas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content