Dicas de saúde: pare e aprenda como ter mais qualidade de vida

Você está insatisfeito com sua qualidade de vida, gostaria de ter hábitos mais saudáveis, mas não sabe por onde começar? Então, não deixe de ler as dicas de saúde a seguir e aprenda o que fazer para ter uma vida mais saudável!

Muitas vezes, passamos os dias preocupados com nosso emprego e em como melhorar nosso currículo para alcançarmos o sucesso profissional, mas esquecemos que para aproveitar melhor a vida, precisamos estar saudáveis. E olha que a saúde interfere também na qualidade do nosso trabalho!

Você já deve ter ouvido falar que o equilíbrio é a “chave do sucesso”. Você sabia que encontrá-lo nem é tão difícil assim? Quando paramos para observar os hábitos que construímos ao longo do tempo em nosso dia a dia, descobrimos que muitos deles não nos fazem bem.

Fazer esse autorreconhecimento é o primeiro passo para enxergarmos o que precisa ser mudado. Preste atenção nas dicas abaixo e reflita se você já segue algumas ou se precisa dar mais atenção a elas.

Alimente-se bem

Quantas vezes você já ouviu essa frase? Você sabe que uma vida saudável começa com uma alimentação balanceada. Mas o que você já fez para mudar seus hábitos alimentares? Confira as nossas dicas.

Se você trabalha e tem que almoçar fora, opte por restaurantes que sirvam comida por quilo e que ofereçam bastante variedade de legumes e verduras. Às vezes, as opções de comidas saudáveis existem, mas fazemos as escolhas erradas. Sirva-se primeiro de um prato bem colorido de salada e, só depois de comê-la, vá para os pratos quentes. Assim, você chega neles com menos sensação de fome e a tendência é comer menos.

Tente fazer sua refeição sem consumir líquidos, mas se isso for muito difícil, opte pela grande amiga água. E se você é daqueles que não consegue ficar sem uma sobremesa, dê preferência às frutas frescas.

Leva refeição de casa? Capriche no pote de salada, faça uma marmita pequena com comida para esquentar e não se esqueça de levar sua fruta! Lembre-se de que tudo é uma questão de escolha. Então, escolha certo.

Permita-se quebrar as regras acima e, de vez em quando, coma aquela batata frita ou aquele doce de sobremesa. Não precisa virar escravo dos alimentos e passar a vida de mau humor porque não comeu aquilo que estava com vontade. Só não vale transformar o “de vez em quando” em todo dia. Cuidado!

Beba água

Quando sentimos sede, é sinal de que o nosso corpo já está desidratando. Consuma, em média, dois litros de água por dia. Crie o hábito de ter sempre por perto uma garrafinha com água e vá bebendo aos poucos. Sem ela, nosso organismo fica mais fraco e passa a não funcionar direito.

Faça exercícios

Engana-se quem pensa que é necessário passar horas na academia malhando ou correndo. Lembra do equilíbrio? Nada de exageros. Faça uma caminhada de 30 minutos, de preferência ao ar livre. Ande de bicicleta, dance, nade, pratique um esporte. O importante é que a atividade física seja realizada de maneira regular, de 3 a 5 vezes por semana.

Se você acha que não tem tempo para isso, procure utilizar as escadas em vez do elevador, desça do ônibus um ou dois pontos antes, ou estacione o carro naquela última vaga do estacionamento, longe de tudo. Viu como é possível se exercitar um pouco mais? O que não dá é para ficar arrumando desculpas.

Exercite seu cérebro, pois ele também envelhece e fica fora de forma.  Ler um bom livro ou fazer palavras cruzadas são atividades que exercitam a mente e ajudam a criar novos neurônios.

Volte a estudar. Faça um curso de massagem, de idiomas ou de qualificação profissional. O importante é que quando desafiamos nosso cérebro a aprender coisas novas, ele fica mais ativo e jovem. Se você não tem mais pique para ir até uma escola ou faculdade, experimente um curso a distância.

Durma bem

É durante o sono que nosso organismo se recupera de todo cansaço que sofreu durante o dia, por isso é essencial que o período de descanso seja suficiente e de qualidade. Verifique como anda o estado do seu colchão e evite dormir com rádio ou televisão ligados.

Embora exista a crença de que é necessário dormir obrigatoriamente 8 horas por dia, isso não é unanimidade para todo mundo. Existem pessoas que se sentem renovadas com 5 ou 6 horas de sono e outras precisam de 9 ou 10. Analise o que funciona para você.

A falta de uma boa noite de sono pode causar irritação, diminuir a concentração e provocar dores no corpo e de cabeça. Então, dê uma atenção especial a esse ponto.

Tire um tempo para você

Viaje, cuide de um jardim para ter contato com a natureza ou tenha um hobby. Executar algo que dá prazer é fundamental para esquecer um pouco as preocupações, os compromissos e as responsabilidades. Encontre-se com seus amigos ou família e passe momentos agradáveis. Além disso, dê muita risada, ela aumenta nosso fluxo sanguíneo irrigando melhor todo nosso corpo. Esses momentos de lazer são essenciais para recarregar as energias e nos preparar para os desafios do cotidiano.

Podemos ainda falar sobre como brincar com um animal de estimação colabora na redução do estresse e da depressão. Como ficar sozinho e em silêncio de vez em quando é excelente. Ou ainda, sobre como a fé e a busca pela espiritualidade podem ser extremamente benéficas para nossa saúde.

É claro que tantas mudanças não ocorrerão de uma hora para outra. Hábito se cria com a repetição de ações, dia após dia. O importante é começar e se dedicar a essa mudança. Nossa qualidade de vida pode ser bem melhor e tudo depende somente das atitudes que escolhemos para nós. Esqueça a opinião dos outros e tenha em mente que você está mudando para melhor! Só depende de você. Chega de reclamar da vida e comece a seguir as dicas de saúde que você aprendeu hoje mesmo!

Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos também descubram como ter uma melhor qualidade de vida!