fbpx

Me formei e agora? Afinal, o que fazer depois do ensino médio?

A conclusão do ensino médio é uma fase importante na vida de qualquer estudante e, por isso, é normal que surjam diversas dúvidas sobre qual o melhor caminho a ser seguido. O que se sabe é que ao sair da escola tradicional, o jovem ainda possui um vasto mundo para enfrentar e descobrir, cheio de desafios e possibilidades pela frente.

O que fazer depois do Ensino Médio? Que decisão devo tomar? Onde estudar? Qual profissão escolher? Além de ser um momento que traz diversas emoções (alívio, saudade e ansiedade), o fim dos estudos escolares representa a hora de definir e traçar novos objetivos.

Se você se faz todos esses questionamentos, fique tranquilo. Sabemos que são escolhas importantes e que não devem ser feitas do dia para a noite.

O recomendado é que você analise atentamente todas as alternativas, com calma e sabedoria. Para que você comece este novo ciclo com o pé direito, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante nesse processo. Acompanhe!

Busque por emprego

O mercado de trabalho costuma absorver positivamente a demanda de jovens que estão à procura do primeiro emprego. Se você deseja ou precisa dessa fonte de renda, nada mais justo do que iniciar essa busca. Além de aprimorar o currículo, você terá a oportunidade de adquirir conhecimento em novas áreas.

O primeiro emprego também representa a possibilidade de fazer networking, ou seja, você poderá estabelecer uma rede de contatos e conhecer novas pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho. Essa atividade permite não só a troca de experiências, como pode representar parcerias futuras.

Contudo, a formação profissional complementar é necessária para conseguir melhores oportunidades. A boa notícia é que você não precisa esperar o certificado para começar a trabalhar. Muitas pessoas têm uma rotina normal de trabalho e estudos. O sucesso só depende de você!

Faça faculdade

As universidades possuem dezenas de cursos de graduação. Dependendo da profissão a ser escolhida, você sai com um diploma de bacharel ou licenciado em determinada área. O importante é saber responder a perguntinha básica que nos fazem durante toda uma vida: “O que você quer ser quando crescer?”.

A partir dessa resposta é que você vai começar a descobrir a melhor alternativa para a sua futura carreira. Depois, é só escolher a modalidade de ensino, e se vai cursar de modo presencial ou a distância.

Uma boa dica para quem ainda não sabe qual profissão seguir, é a sondagem das grades curriculares oferecidas por curso em determinada instituição. Ao verificar as matérias que lhe são mais familiares, fica mais fácil eleger qual graduação realizar.

Nesse sentido, pesquise sobre as faculdades de seu interesse e descubra se elas possuem boa estrutura, professores qualificados e boas parcerias. Lembre-se que o ambiente em que você vai estudar podem ajudar bastante no seu rendimento.

Faça voluntariado

Amplie seus horizontes! As atividades voluntárias, além de serem um ato de solidariedade, são ótimas maneiras de conseguir novos aprendizados e experiências. E o mais interessante de tudo isso é que você pode se aventurar por diversas áreas, como: arte, saúde, meio ambiente, comunicação, grupos de buscas e direitos humanos.

O voluntariado, além de ter importância social, poderá trazer valor cultural não só para sua vida profissional, como também para a pessoal. Hoje em dia, diversas empresas nacionais e multinacionais estão em busca de profissionais engajados com a comunidade, isso porque a pessoa tende a se tornar mais preparada para desafios e entende melhor os contextos do macroambiente empresarial.

E é claro, além disso, o trabalho voluntário é um ato de amor e empatia com o próximo, e pode gerar um grande retorno emocional e afetivo.

Realize um intercâmbio

Estudar em outro país pode ser uma experiência valiosa. Já imaginou aprimorar seus conhecimentos em outro idioma? Pois é! Além dessa vantagem, você provavelmente desenvolverá novas habilidades para o dia a dia: poderá amadurecer ideias, se tornar mais independente, promover o autoconhecimento e se tornar mais preparado para encarar desafios.

Esta é a chance que você terá para avaliar sua capacidade de adaptação. Afinal, viverá em um ambiente diferente, em uma cultura distinta, longe da família e dos amigos. Por mais difícil que isso possa significar, sem dúvidas há o lado bom: será uma experiência única e incrível!

O intercâmbio representa bagagem cultural e também é um atrativo para as empresas que, cada vez mais, buscam por profissionais qualificados e fluentes em língua estrangeira. É uma grande oportunidade de turbinar o currículo e se mostrar ainda mais interessante para os empregadores.

Busque por um curso de qualificação

Na realidade, para fazer um curso de qualificação não é necessário terminar o ensino médio. Algumas entidades fornecem cursos de curta duração, voltados para jovens a partir dos 14 anos de idade.

Essa é uma ótima alternativa para quem está em dúvida sobre o que fazer depois do Ensino Médio, pois agrega valor ao currículo na hora de buscar um emprego, potencializa os conhecimentos mesmo depois de formado no Ensino Superior e ainda pode lhe ajudar a ter certeza da carreira que deseja seguir.

Os cursos de qualificação devem ser realizados durante toda a vida profissional, quando você sentir a necessidade de atualizar os conhecimentos ou adquirir novas habilidades.

Faça um curso técnico

Com a crise financeira do país, muitos profissionais descobriram que o curso técnico pode ser uma saída para alcançar um cargo bem remunerado em meio ao desemprego. O curso técnico em Enfermagem é um deles.

Quem se forma técnico em Enfermagem pode trabalhar em centros cirúrgicos, clínicas, laboratórios, farmácias ou ainda como cuidador de idosos, função que costuma ser muito bem remunerada. Muitas famílias têm dificuldades em encontrar um especialista para desempenhar esse papel.

O curso técnico une qualificação profissional e a abertura de um leque de opções para o mercado de trabalho por um valor acessível e um tempo razoável de duração. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto.

Gostou do nosso post sobre o que fazer depois do Ensino Médio? Possui outras dicas interessantes ou ideias complementares às que apresentamos por aqui? Então, deixe um comentário! Queremos saber a sua opinião.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content