fbpx

Melhores séries atuais que todo profissional da área de saúde deve ver!

Atualmente, um dos hobbies mais comuns entre os brasileiros é assistir seriados. Mas você sabia que é possível fazer isso, se divertir e ainda aprender mais sobre uma profissão? As séries sobre medicina — área que abordaremos aqui — e advocacia são os maiores exemplos disso.

Embora ninguém vá se tornar médico ou enfermeiro assistindo séries, elas são perfeitas para quem deseja aprender um pouco mais sobre a área da saúde e rotina hospitalar. Isso porque abordam com bastante veracidade o dia a dia e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde.

Pensando nisso, decidimos reunir as 9 melhores séries atuais que oferecem visões únicas do sistema de saúde. Para conhecê-las, acompanhe a leitura!

1. Grey’s Anatomy

Não poderíamos começar a nossa lista com um seriado que não fosse o Grey’s Anatomy. No ar há mais de 13 anos, a série conta com uma legião de fãs e é um verdadeiro fenômeno mundial.

Nela, acompanhamos a vida pessoal, os casos e dificuldades enfrentadas por 5 internos — Meredith Grey, Cristina Yang, Alex Karev, George O’Malley e Izzie Stevens — do Seattle Grace.

Além disso, a série retrata com maestria o desenvolvimento da humanização no atendimento hospitalar, acrescentando uma carga de drama extra ao enredo.

2. House

A série House se concentra no Dr. Gregory House, um nefrologista e infectologista ranzinza que atua realizando diagnósticos diferenciais. Com uma postura médica fora do comum, House auxilia os pacientes do hospital em que trabalha a encontrar um tratamento que pode curá-los.

Ao longo dos episódios, é possível entender como o médico pensa e o motivo dele insistir em manter um certo distanciamento dos pacientes e das pessoas em geral.

O ponto alto da trama fica, justamente, no acompanhamento de casos intrigantes que envolvem síndromes raras, tumores cerebrais e paralisias, o que é ideal para quem está pensando em seguir carreira na área da saúde.

3. Miami Medical

Miami Medical é um drama médico incrível para quem gosta de adrenalina. Isso porque essa série mostra cirurgiões de trauma trabalhando contra o relógio para salvar os pacientes gravemente feridos.

A equipe de traumatologia é composta por um grupo seleto de profissionais:

  • Tuck Brody, a enfermeira que equilibra as necessidades dos médicos e das famílias dos pacientes;
  • Dr. Matthew Proctor, o novo médico da equipe de trauma;
  • Dra. Eva Zambrano, uma cirurgiã viciada pelo trabalho;
  • Dr. Christopher Deleo, um cirurgião que prospera sobre o alto risco da medicina de trauma;
  • Dra. Serena Warren, uma recém-formada em medicina.

Como se não bastasse a adrenalina dos casos médicos, o seriado também retrata profissionais com histórico de atuação em zonas de guerra tentando se habituar ao ambiente hospitalar. Incrível, não é mesmo? Vai ser difícil resistir a essa história!

4. The Knick

Se você é um amante dos programas televisivos de época, The Knick é perfeito para você. O drama médico se passa em meados de 1900 e aborda o princípio da medicina, quando fazer alguns exames era impensável e as opções de tratamento quase nulas.

Além disso, também é possível acompanhar a corrida de enfermeiros e médicos para socorrer pacientes e lidar com doenças que, naquela época, eram severas, como a febre amarela, tuberculose, pneumonia e malária.

5.  The Good Doctor

Focada do Dr. Shaun Murphy, um jovem cirurgião com síndrome de Savant, The Good Doctor é outro grande sucesso de audiência.

Embora Shaun tenha uma memória e inteligência fora do comum, sua dificuldade em estabelecer relações interpessoais e se comunicar torna seu cotidiano no hospital mais complexo.

A grande questão da série é colocar à prova se alguém que não sabe filtrar palavras, compreender sarcasmo e perceber certas emoções humanas pode realmente salvar vidas.

6. Saving Hope

Saving Hope é um seriado canadense que mistura medicina, espiritualidade e romance. Nele, a protagonista Alex Reid é uma cirurgiã que sofre um acidente de carro com seu noivo e colega de trabalho, Charlie Harris, o chefe de cirurgia no Hope Zion Hospital, em Toronto.

Alguns minutos após o acidente, Charlie realiza os primeiros socorros na motorista do outro carro envolvido no acidente mas, em seguida, desmaia e entra em estado de coma profundo, deixando Reid em estado de choque completo e o hospital em que ele atua um verdadeiro caos.

Para salvar seu noivo, Alex se une aos outros cirurgiões do hospital na tentativa de encontrar uma forma de trazê-lo de volta a vida. Entre esses médicos está o recém-chegado Joel Goram, novo cirurgião do Hope Zion e antigo amor de Reid.

O diferencial da série fica por conta da abordagem sobre o outro lado da moeda, o do paciente. Isso porque enquanto permanece em coma, Charlie fica preso entre dois mundos e tem como companhia as almas dos pacientes que morreram e estão de partida e dos que estão em coma como ele.

7. Code Black

Baseada no documentário de Ryan McGarry, Code Black se passa em Nova Iorque, em uma sala de espera do Angels Memorial Hospital. Nela, quatro residentes do primeiro ano — Christa Lorenson, Malaya Pineda, Mario Savetti e Angus Leighton — e seus colegas precisam superar a escassez de recursos e pessoal para tratar todos os pacientes e, consequentemente, salvar vidas.

8. Sob Pressão

Por fim, não podíamos deixar de citar na nossa lista uma produção nacional que comove e envolve qualquer um que a assiste: Sob Pressão.

Desenvolvida pela Rede Globo, o seriado se passa no Rio de Janeiro e retrata os inúmeros obstáculos — superlotação, falta de medicamentos, carência de leitos etc — enfrentados pelos profissionais de saúde do setor de emergência de um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em paralelo a isso, podemos nos deliciar com a relação de Dr. Evandro, um cirurgião-chefe cético e Carolina, uma cirurgiã que, diferente dele, encontra na fé a força que precisa para lidar com seus problemas e com o caos do hospital.

Gostou das nossas dicas sobre as melhores séries atuais? Então, com certeza, você também vai curtir o post “4 filmes para estudantes incríveis disponíveis na Netflix”. Não deixe de conferir!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content