fbpx

O que é marketing pessoal e profissional? Veja aqui!

A competitividade parece ser a palavra do século e não pode ser resumida apenas nas relações entre empresas e clientes. Quem busca por um bom posicionamento no mercado, precisa estar atento a essas questões e praticar o marketing pessoal e profissional para sair à frente da concorrência.

Este artigo falará sobre esse conceito, mostrando como ele pode ser um grande aliado no seu plano de carreira. A seguir, aprenda o que é o marketing pessoal e profissional, qual é a sua importância e como aplicá-lo na prática. Boa leitura!

O conceito de marketing

O conceito de marketing abrange um conjunto de atividades que tem como objetivo entender e atender às necessidades dos clientes.

Entende-se por cliente não somente aquele que vai adquirir um determinado produto ou serviço de uma empresa, mas todos os que compram, consomem ou utilizam qualquer tipo de mercadoria oferecida por uma instituição. Por isso, o marketing é uma ampla área que tem uma série de direcionamentos.

O que é marketing pessoal e profissional

Você, na posição de trabalhador, também está fornecendo um serviço ao empresário. Mão de obra, conhecimento, dedicação e a contribuição prática e teórica podem ser considerados um serviço prestado.

Para que essas empresas enxerguem o seu potencial, vejam você como um possível colaborador e uma pessoa apta a ocupar as melhores posições, é necessário que você faça um bom marketing pessoal e profissional.

Essa modalidade trata-se da forma com que você se mostra profissionalmente para o mercado de trabalho, divulgando os conhecimentos adquiridos, competências e aptidões. Teoria e prática estão profundamente ligadas, pois de nada adianta colecionar vários cursos no currículo se você não sabe como aplicá-los.

A importância do marketing pessoal

Um famoso ditado popular pode ser considerado uma das principais bases do marketing pessoal: quem não é visto, não é lembrado.

Quando feito de forma honesta e eficiente, o marketing pessoal permite que a empresa conheça previamente sua postura como colaborador e aumenta as chances de seu currículo ser avaliado para um novo emprego ou uma promoção.

O marketing pessoal e profissional é a melhor ferramenta que um profissional tem a sua disposição para promover a própria imagem e destacar as suas habilidades.

Como usar a favor do plano de carreira

Se destacar dentro de uma organização não depende apenas de quem você é, mas também de os supervisores estarem cientes disso. Confira, aqui, algumas dicas para usá-lo a favor da sua carreira.

Saber se comunicar verbalmente

Estabelecer uma comunicação clara e eficiente é um dos requisitos básicos para aqueles que sabem ou desejam aprender a construir uma boa imagem de si. Essa é uma habilidade que chama muito a atenção, especialmente quando se trata dos cargos de liderança, que necessitam ser ocupados por pessoas que têm um bom relacionamento dentro da empresa.

As estratégias devem envolver conhecimento nos termos técnicos utilizados pelo segmento em que você atua, o uso correto de expressões claras e formais, o desapego dos vícios de linguagem e identificação do público-alvo da fala.

Assim, você conseguirá se expressar livremente em diálogos estabelecidos entre você e a diretoria da empresa e com os colegas de trabalho que têm mais dificuldade em interpretar as mensagens.

Portanto, comece a ler! Livros sobre assuntos variados, publicações da área que você deseja seguir, textos postados por profissionais no LinkedIn, revistas, jornais e, até mesmo, filmes e séries são ótimos materiais para expandir o vocabulário.

Usar vestimentas adequadas

Marketing pessoal se trata também da imagem e, nesse contexto, a aparência não pode ficar de fora. Se você é um homem que gosta do estilo old school dos tênis surrados, ou uma mulher que cultiva unhas imensas e de cores extravagantes, é bom começar a rever alguns conceitos.

Mesmo com alguns elementos na moda, como a barba e o cropped, algumas coisas não cabem dentro do ambiente de trabalho. Sendo assim, invista em peças sóbrias, de modelos e cores clássicas. As unhas devem estar sempre aparadas e limpas, assim como os calçados, o cabelo e a barba, caso a empresa permita o uso.

Vigiar as próprias redes sociais

Especialmente voltado à área profissional, existe um espaço destinado a mostrar seus cursos, atualizações e interesses profissionais chamado LinkedIn. Entretanto, os populares Facebook e Instagram também costumam ser utilizados pelo departamento de recursos humanos na hora de procurar por referências pessoais.

Deixe que todos esses espaços virtuais falem bem de você. Evite compartilhar opiniões polêmicas, dados pessoais, preferências políticas e fotos sensuais. Seja o mais discreto o possível em suas redes sociais, usando o bom senso.

Ser pontual

A pontualidade é uma das virtudes fundamentais para quem busca fazer um bom marketing pessoal e profissional, que deve ser demonstrada na prática. Esse é o mínimo que as empresas esperam de um colaborador.

Chegar com 15 minutos de antecedência na entrevista ou ter um histórico satisfatório no registro do relógio ponto demonstra que você é uma pessoa comprometida com as suas tarefas e com a organização, que percebe que pode contar com os seus serviços.

Fazer e estabelecer o networking

O networking nada mais é do que a rede de relacionamentos profissionais que você estabelece. O ideal é que essa trama seja mantida e ampliada de acordo com o desenvolvimento do seu trabalho.

Participar de cursos e palestras é uma ótima oportunidade para se relacionar com pessoas da sua área de atuação atual ou que você deseja em um futuro próximo. Utilize o LinkedIn para adicionar esses indivíduos e manter contato com eles.

Mostre a essas pessoas o que você tem feito para alcançar os seus objetivos e esteja sempre atento às oportunidades divulgadas por elas.

Como você pode perceber, o marketing pessoal e profissional está diretamente relacionado à jornada para alcançar os seus objetivos. Algumas coisas dependem somente de nós, do nosso conhecimento e da nossa postura. Saber exatamente a posição que ocupamos e como fazer isso é fundamental para o sucesso.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a novos materiais sobre uma carreira próspera, assine a nossa newsletter!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content