fbpx

Por que fazer um curso de primeiros socorros? Entenda agora!

Evitar um acidente é possível, mas existem algumas situações que exigem mais que calma e atenção; exigem técnica. Já imaginou se deparar com um cenário em que uma pessoa está engasgada e precisa de um certo auxílio, antes da chegada do socorro especializado? Por meio dos primeiros socorros, é possível garantir que o acidentado não tenha sequelas ou mesmo venha a óbito.

Independentemente do que ocorra, como quedas, ataques cardíacos, choque elétrico ou paradas respiratórias, há uma regra: o auxílio deve ser rápido! Portanto, ter conhecimentos técnicos sobre o assunto é muito importante.

Um curso de primeiros socorros pode garantir que uma vida seja salva. Aliás, este conhecimento não é direcionado apenas para os profissionais da área da saúde, ainda que esses profissionais, na maioria dos casos, devam ser certificados.

Neste post, vamos falar sobre a importância do auxílio ao acidentado e das vantagens da realização de um curso que possibilite o aprendizado dos procedimentos corretos para socorrer alguém. Gostou do tema? Então, continue a leitura!

Qual a importância dos primeiros socorros?

Todo ser humano tem um compromisso ético com a vida do próximo, e oferecer ajuda para quem precisa é, antes de qualquer coisa, um ato de bondade e solidariedade.

Os primeiros socorros são um conjunto de medidas que permitem que uma pessoa seja socorrida antes que o seu estado de saúde seja agravado. Esses conhecimentos evitam complicações futuras e diminuem o sofrimento do acidentado.

Ainda que uma pessoa apresente boa vontade para prestar auxílio à vítima do acidente, o conhecimento técnico é fundamental nesses momentos. Como se sabe, qualquer passo feito de forma errada, pode ser bastante grave e prejudicar ainda mais a vítima.

Nesse sentido, um curso de primeiros socorros fornece o conhecimento necessário para quem deseja prestar auxílio em uma situação de emergência, além de ser um grande diferencial para quem busca novas oportunidades no mercado de trabalho. Falaremos um pouco mais sobre o tema nos próximos tópicos.

Quais são os procedimentos necessários diante de uma situação de emergência?

Um dos principais objetivos atendimento pré-hospitalar é manter os sinais vitais do acidentado e garantir que o quadro no qual a pessoa se encontra não piore. A ação pode ser realizada individualmente ou em conjunto, porém, é sempre necessário que a ajuda médica seja acionada, para que o auxílio chegue o mais rápido possível.

Em uma emergência clínica, é importante avaliar o cenário do acidente para impedir que a pessoa se machuque ainda mais. Também é essencial lembrar que existe um socorro diferenciado para cada tipo de situação. Por exemplo:

Parada cardíaca

Deixe a vítima deitada no chão, com a barriga para cima. O queixo da pessoa deve ser levantado ligeiramente. Depois disso, apoie as mãos uma sobre a outra no peito da vítima, entre os mamilos e realize 2 compressões por segundo.

Bebê engasgado

A criança deve ser inclinada para frente. Dê 5 palmadas nas costas dela, utilizando a mão aberta. A cabeça deve estar inclinada para frente, já que essa posição facilita o processo de desengasgo. Depois, vire o bebê de barriga para cima e faça duas compressões no tórax. ​

Vale mencionar que os exemplos citados acima são apenas citações superficiais do passo a passo indicado para uma situação de emergência clínica. Naturalmente, com um curso de primeiros socorros, é possível aprender a prática de forma clara e completa.

Cabe lembrar, ainda, que todas as técnicas citadas acima devem ser aplicadas por pessoas que têm conhecimento nas práticas de primeiros socorros. As atividades devem estar em acordo com os protocolos ITLS, PHTLS e American HEART Association ou com as técnicas de resgate com equipamentos.

Quais as vantagens de um curso de primeiros socorros?

Quem procura por reconhecimento no mercado de trabalho, ou mesmo, busca por recolocação profissional, sabe que a realização de um curso pode deixar o currículo mais atrativo. As empresas estão de olho em profissionais que estejam atualizados, e que contem com habilidades mais amplas.

Nesse contexto, a realização de um curso de primeiros socorros pode ser um grande diferencial para quem deseja atuar na área da saúde. A qualificação não é importante só no sentido profissional, ainda que ofereça preparo para diversas atividades. Além de permitir crescimento no mundo corporativo, o estudo prepara a pessoa para novos desafios, responsabilidades, e ajuda no crescimento individual.

Aliás, quem não busca por melhores empregos e salários? A realização de um curso pode possibilitar a progressão profissional dentro de uma empresa, ou, a descoberta de novos rumos. Fora isso, ter um curso de primeiros socorros no currículo pode ser pré-requisito para determinados concursos.

Quem pode fazer o curso?

O curso de primeiros socorros destina-se à qualquer pessoa que tenha interesse em saber como prestar auxílio às vítimas de um acidente. No entanto, ele é ainda mais interessante para brigadistas, resgatistas, socorristas e profissionais da área da saúde que desejam aprimorar suas técnicas.

Se você terminou o Ensino Médio (ou está quase concluindo) e quer realizar o curso, o indicado é que pesquise a grade curricular e os temas que serão aprendidos. Para tanto, também é importante buscar por instituições de ensino que prezem pelo aprendizado prático e teórico, que ofereçam os materiais ideais e que tenham professores capacitados.

Onde estudar?

A Conhecer Escola Técnica é uma instituição de ensino que oferece cursos técnicos e profissionalizantes em busca de qualificar diversos profissionais para o mercado de trabalho. Dentre os seus diferenciais, estão o ambiente acolhedor e os parceiros que permitem o aprimoramento do conhecimento prático dos alunos.

Com mais de vinte anos de atuação, a escola oferece inúmeros cursos, como: Primeiros Socorros, Administração, Enfermagem, Radiologia, Cuidador de Idosos e Bombeiro Civil.

Gostou do nosso post? Deseja entender um pouco mais sobre o Curso de Primeiros Socorros da Conhecer Escola Técnica e seu funcionamento? Então, entre em contato conosco.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content