Radiologia Forense, saiba mais sobre o curso e áreas de atuação

Se você se interessa pela área investigativa, não deixe de ler este post! A radiologia forense é uma área que está em crescimento e pode proporcionar a você várias oportunidades de trabalho.

O profissional dessa área trabalha junto com um médico legista, e tem a função de auxiliá-lo a fazer a identificação de uma pessoa, cadáver ou restos mortais, e determinar como e porque ele veio a falecer, dentre outras funções.

Neste artigo, você encontrará informações interessantes sobre o que é a radiologia forense, como ela se divide, quais são as oportunidades de emprego que ela oferece e qual a formação necessária para exercer tal profissão. Boa leitura!

O que é a radiologia forense?

Ela é um segmento da radiologia que está diretamente ligado à área criminal e se utiliza de métodos científicos para solucionar crimes, para conseguir provas da culpa ou da inocência de uma pessoa ou, simplesmente, para provar a existência de um fato.

É através dela que serão colhidas provas, que ajudarão o poder judiciário a tomar as decisões necessárias sobre uma investigação, determinando, por exemplo, se uma morte foi acidental, natural ou criminosa.

Ela é de extrema importância, pois ajuda nos casos onde a identificação de uma pessoa é difícil, fornecendo a causa da morte.

A história da radiologia forense

Seu primeiro caso registrado aconteceu em 1896, apenas um ano após a descoberta do raios-X, quando o próprio Roentgen provou a existência de balas de chumbo na cabeça de uma vítima, evidenciando que se tratava de um homicídio.

A partir de então, a área vem crescendo cada vez mais graças ao constante avanço da tecnologia. Lembrando que a radiologia não lida apenas com radiografias, mas com toda a área de imagenologia, fazendo uso também de tomografias e ressonância magnética.

As divisões dentro da radiologia forense

Pode-se dizer que ela trabalha com praticamente todos os aspectos envolvidos na medicina — biologia, química e física , e cada divisão dentro da radiologia forense se dedica a um tipo de estudo. Veremos a seguir algumas dessas divisões:

• antropologia forense: estuda a identidade e a identificação de uma pessoa ou cadáver;

• antropologia física forense: faz a identificação de restos humanos esqueletizados;

• traumatologia forense: estuda os efeitos de agressões físicas e morais nas pessoas e procura identificar como foram causadas. Faz parte dela o exame de corpo de delito que procura determinar a extensão dos danos causados na vítima;

• radiologia forense: procura determinar a causa da morte — trabalho dos IMLs.

E ainda áreas como:

Quais são as oportunidades de trabalho?

O campo de trabalho para quem faz um curso de qualificação em radiologia forense é bastante amplo. Ele pode prestar concurso público e trabalhar no Instituto Médico Legal (IML), colaborando com um médico legal ou legista a recuperar provas de um crime em um cadáver ou auxiliando em investigações de mortes, agressões ou abuso sexual.

Como radiologista, esse profissional pode ainda conseguir trabalho em:

• aeroportos: detectando drogas ou armas nas bagagens;

• presídios: cuidando da segurança e evitando que entrem drogas, armas ou celulares na instituição;

• áreas de fronteira: identificando o tráfico de drogas por meio da ingestão de cápsulas contendo as drogas;

• e pode construir carreira em órgãos e empresas de segurança e fiscalização.

Qual a formação necessária?

O curso de radiologia forense é um curso de qualificação dentro da área da radiologia, portanto, você tem que começar fazendo um bom curso de radiologia.

Nesse curso, você terá disciplinas direcionadas para as áreas de Ciências Biológicas, Humanas e Exatas, além de Informática. Aprenderá a operar os equipamentos e estudará sobre a física das radiações.

Terá também disciplinas voltadas para a segurança e os cuidados a serem tomados ao manusear os aparelhos que usam radiação, entre elas: radioproteção, biossegurança e legislação radiológica.

Algumas disciplinas são mais voltadas para o lado humano, como interação com o paciente e noções de enfermagem. O curso forma profissionais em nível médio e tem dois anos de duração, contando com a prática do estágio obrigatório.

Onde fazer um bom curso técnico em radiologia?

A Conhecer Escola Técnica está no mercado a mais de 20 anos oferecendo cursos técnicos e profissionalizantes — entre eles o de radiologia  com o intuito de preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Contando com infraestrutura completa, a escola garante ao aluno estágio nos melhores hospitais e clínicas de Belo Horizonte e região metropolitana, com um alto índice de alunos que são absorvidos por essas empresas parceiras após o estágio.

Após fazer o curso técnico em radiologia, você deve procurar por um curso de qualificação em radiologia forense, onde estudará as disciplinas mais específicas para essa área.

Não são muitos os cursos de qualidade oferecidos na área forense, por isso, pesquise bem antes de se inscrever para ter certeza de que não fará um curso muito superficial e que não acrescentará informações relevantes ao seu conhecimento.

Descobrimos que a radiologia forense é uma área da radiologia que se relaciona com a criminalística e tem como principal objetivo investigar e identificar pessoas ou restos mortais, ajudando a justiça a esclarecer os fatos.

Se você gosta da área criminal e tem o interesse em investigar e descobrir fatos ainda incógnitos, a radiologia forense é uma excelente alternativa para você.

Gostou deste artigo, mas gostaria de mais informações sobre o curso de radiologia? Então não perca tempo e entre em contato conosco! Ficaremos satisfeitos em esclarecer todas as suas dúvidas!