Técnico de enfermagem: por que não existe crise para essa profissão?

Você é cheio de energia, gosta de enfrentar desafios e ama ajudar e cuidar das pessoas? Sendo assim, o curso técnico de enfermagem pode ser uma boa opção para você. Não há corpo mole para os que escolhem essa profissão, e ter muito amor ao próximo é um requisito imprescindível para ter sucesso no ramo.

Além dos serviços prestados à sociedade e daquela sensação de dever cumprido ao fim do dia, o profissional que possui essa formação, dificilmente ficará sem emprego. Isso se deve ao grande número de vagas disponíveis, mesmo em tempos de crise econômica.

Na nossa conversa de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse belo curso e descobriremos por que não existe tempo ruim para essa profissão. Vamos lá?

Como é o curso técnico de enfermagem?

No ramo da Enfermagem, existem três áreas de atuação possíveis: a de enfermeiro, de técnico e de auxiliar. Cada uma possui atribuições, responsabilidades e deveres distintos, e cada tipo de curso possui uma duração diferente.

O curso técnico possui duração média de dois anos e o aluno estudará matérias como anatomia, farmacologia e fisiologia. Além da grade técnica e científica, há um grande foco na humanização e na relação entre profissional e paciente, com a abordagem de assuntos como psicologia e bioética.

Para receber o diploma, o estudante deverá realizar as horas de estágio obrigatório. Ao fim da jornada, ele estará apto a atuar em diversas áreas do ramo da saúde.

Quais são as atribuições dessa profissão?

As possibilidades de atuação do técnico em enfermagem são diversas. Ele pode trabalhar em clínicas, hospitais, escolas, empresas, asilos,  e, se preferir, com o serviço home care, que fornece atendimento em domicílio.

Suas atribuições são delimitadas pelo decreto número 94.406/87, cujas normas especificam quais práticas são permitidas aos profissionais dessa área. Confira:

• auxílio de pacientes no pré e pós-operatório;
  • assistência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
  • coleta de exames;
  • administração de medicamentos;
  • cuidados com a alimentação dos enfermos;
  • fazer e trocar curativos;
  • prestação de primeiros socorros em caso de urgência.

O técnico trabalha juntamente com outros profissionais da saúde, seguindo as recomendações dos enfermeiros e auxiliando os médicos. Por isso, eles também elaboram relatórios constantes sobre os pacientes, o que deve ser feito com muita atenção e responsabilidade.

Quais são as vantagens no mercado de trabalho?

A área médica está em constante atualização e desenvolvimento e, a cada dia, novos fármacos e métodos são descobertos. No entanto, a nossa população também está crescendo e, infelizmente, as doenças parecem nunca dar trégua, não é mesmo?

Diante disso, o mercado de trabalho está sempre em busca de novos profissionais altamente qualificados para cuidar da saúde das pessoas. Escolher um bom curso, ter vocação profissional e levar os estudos a sério, são diferenciais que praticamente garantem a contratação e conferem estabilidade aos profissionais dessa área.

E aí, quer aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho rapidamente e, de quebra, realizar o seu sonho de trazer mais alegria à vida das pessoas? O curso técnico de enfermagem é feito especialmente para aqueles que gostam de cuidar do próximo e querem fazer a sua parte por um mundo melhor!

Gostou do curso? Confira as nossas dicas de como escolher uma boa escola técnica e não perca tempo: inicie logo essa nova fase em sua vida!