fbpx

Técnico em radiologia: tire aqui suas dúvidas sobre essa profissão

Quando falamos em radiologia, logo vem à mente um hospital ou clínica de diagnóstico por imagem. Mas ela vai muito além disso! Um técnico em radiologia pode conseguir emprego em diversas áreas.

Não deixe de ler este post para descobrir mais sobre o mercado de trabalho para o profissional, bem como detalhes importantes sobre o curso técnico necessário para sua qualificação!

Como é o mercado de trabalho para o técnico em radiologia?

O mercado de trabalho está cada vez mais à procura de mão de obra qualificada e técnica. Em muitas áreas sobram profissionais com bagagens teóricas e generalistas, mas faltam trabalhadores com conhecimentos específicos sobre o assunto. Isso faz com que a empregabilidade e os salários dos profissionais técnicos melhorem.

Na área da radiologia, principalmente em decorrência dos constantes avanços da medicina, o quadro não poderia ser diferente. A busca por profissionais especialistas tem sido bastante intensa. Diante disso, a qualificação na área tem se apresentado como uma opção interessante para quem procura uma boa oportunidade de emprego.

Em quais áreas o profissional poderá trabalhar?

Muito embora a maioria de vagas de emprego seja no setor de saúde, o técnico em radiologia pode trabalhar em áreas bastante diversas. Conheça o uso da radiologia em algumas delas:

Na saúde

O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas de diagnóstico por imagens, clínicas odontológicas e, ainda, na área da medicina veterinária. As funções envolvem realização de exames de raio-X, de mamografia, ressonância magnética, tomografia, medicina nuclear, e outros.

Na indústria

A radiologia é usada na pasteurização, esterilização e conservação de muitos alimentos, bem como no controle de qualidade dos produtos.

Na engenharia

No ramo da construção civil ela é usada para encontrar tubulações ou estruturas metálicas escondidas sob o concreto, e na avaliação de possíveis desgastes nessas estruturas. Já na engenharia aeronáutica a radiologia é utilizada para detectar possíveis anomalias na fuselagem das aeronaves, por exemplo.

Na segurança

Em portos, aeroportos e nas fronteiras, a radiologia é usada para encontrar armas, drogas ou outras substâncias perigosas que estejam escondidas.

Como é o curso técnico em radiologia?

É um curso de nível médio e tem duração  de 2 anos. Nele o estudante obterá conhecimentos teóricos e práticos sobre o manuseio de equipamentos, processamento dos filmes, uso das soluções químicas empregadas no processo e procedimentos de radioproteção.

É obrigatório o estágio de 400 horas que proporcionará ao aluno maior experiência em sua profissão.

Qual deve ser o perfil do profissional?

Boa empregabilidade e salários atrativos não devem ser os únicos itens considerados na hora de fazer sua escolha profissional. É necessário saber se você tem vocação para exercer tal profissão, afinal, não há nada pior que trabalhar com algo que você não gosta.

O interessado em se qualificar nessa área deverá saber trabalhar em equipe, ter responsabilidade e ser capaz de tomar decisões com segurança, principalmente frente a situações inesperadas.

Na área da saúde, principalmente, deverá ser paciente e ter empatia. Saber se colocar no lugar do outro é fundamental, já que muitas vezes o paciente tem medo de fazer um exame.

Para que você seja um profissional qualificado, a escolha por uma excelente escola técnica é fundamental. Procure conhecer a instituição, suas instalações físicas e seu quadro de docentes antes de tomar uma decisão. Somente uma boa escola poderá oferecer um curso técnico em radiologia de qualidade.

Se você se interessou pelo assunto, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber outros artigos relevantes direto na caixa de entrada do seu e-mail!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conhecer Escola Técnica

Há mais de 20 anos formando pessoas para o mercado de trabalho

Somos uma escola técnica referência em formação profissional na área de saúde, formando cidadãos para a vida, profissionalizando-os e promovendo o conhecimento com responsabilidade social.

Últimas postagens

Conheça nossos cursos

Curta nossa página no Facebook

gostaria de saber o valor do curso?

Deixe eu e-mail e telefone que enviaremos todas as informações

FAÇA SUA inscrição 100% ONLINE

Skip to content