Veja como conseguir o tão sonhado primeiro emprego

Em um mercado de trabalho competitivo e inflado de profissionais experientes e qualificados como o atual, inserir-se pode ser uma missão complicada. As organizações exigem funcionários altamente capacitados para preencher seus melhores cargos.

Se você fica pensando como conseguir o primeiro emprego com esse cenário desafiador, este artigo traz as respostas. Descubra agora mesmo de que formas você pode começar uma carreira sem ter experiência. Acompanhe!

Invista na qualificação profissional

Se você está preocupado em como conseguir o primeiro emprego, certamente já pensou em alguma forma de montar um currículo atrativo sem ter experiência. Essa é uma questão que, para grande parte das pessoas, pode tornar esse primeiro passo desanimador.

No entanto, a sua qualificação profissional pode impressionar o empregador. Investir em cursos técnicos e profissionalizantes é uma ótima alternativa para acelerar essa conquista. Além de ter um curto tempo de duração, os valores costumam ser acessíveis.

Uma grande vantagem da capacitação profissional é a possibilidade de conseguir um estágio. Geralmente, as oportunidades surgem ao longo do curso, são ótimas para adquirir experiência, conhecer a carreira e, muitas vezes, você pode ser efetivado ao término do contrato.

Amplie sua rede de contatos

Outro ponto importante a ser destacado (e que pode ser facilitado pelos estágios), é a ampliação da rede de contatos. Conhecer e manter contato com profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho pode resultar em boas indicações ou até mesmo em propostas de emprego.

Entregue os currículos nos lugares certos

Antes de entregar os currículos, faça uma pesquisa por organizações e vagas que têm demanda por profissionais com o seu perfil. Você também pode conversar com seus familiares e amigos que já trabalham para descobrir quais locais buscam pessoas sem experiência para preencher alguns cargos.

Essas empresas existem, e você não deve ter medo de começar por baixo, isto é, em uma função que você não imaginava. A construção de uma bela carreira é feita degrau por degrau.

Busque por indicações

Se você é uma pessoa responsável e bem relacionada, com amigos e familiares bem posicionados no mercado de trabalho, saiba que isso pode facilitar a conseguir o primeiro emprego.

Deixe claro para essas pessoas que você está em busca de um serviço, pergunte se eles têm conhecimento de vagas em aberto e não tenha medo ou vergonha de pedir para ser indicado a oportunidades nessas empresas.

Faça uma boa entrevista

Você seguiu o nosso roteiro e conseguiu uma entrevista? Parabéns! Nós também temos algumas dicas para mandar bem na hora da seleção. Veja:

• durma bem na noite anterior, saia de casa com antecedência para evitar contratempos e atrasos;
  • use roupas discretas, mas não fuja da sua personalidade;
  • tente conter o nervosismo. Para isso, reflita sobre suas habilidades. É importante focar no que você estudou e sabe fazer;
  • saiba identificar e repassar ao recrutador as contribuições de cada curso feito para o seu perfil profissional e como isso pode agregar para a empresa.

Viu como são importantes as dicas para conseguir seu primeiro emprego?

Então continue traçando o caminho para uma carreira de sucesso, leia nosso artigo e descubra como vencer essa jornada!